Centro Cultural Franco Amapaense realiza a III Jornada da Gastronomia Francesa

Por Dorislene Muniz, da Agência Amapá
O Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA) promove na segunda-feira, 24, a III Jornada da Gastronomia Francesa-Auguste Escoffier: a cozinha francesa no meio do mundo. O evento acontece no salão do próprio Centro, das 8h às 18h.
 
O objetivo é celebrar a Jornada da Gastronomia Francesa e promover uma imersão sociocultural no saber-fazer e na inovação gastronômica francesa. A programação envolve oficina, palestra, exposições e apresentações culturais, além de entrega de brindes como camisetas e receitas aos convidados.
 
Histórico
 
A gastronomia é parte integrante do patrimônio cultural e da identidade da França, por isso, a partir de 2011, no dia 23 de setembro – primeiro dia do outono – comemora-se na França a Festa Nacional da Gastronomia Francesa, com temática específica e federativa, porém sempre ilustrando a riqueza e a diversidade da gastronomia francesa.
 
“O Centro Cultural Franco Amapaense, como agente promotor da língua e cultura francesa no Estado do Amapá, vem propor o projeto III Jornada da Gastronomia Francesa a fim de participar desta grande festa, que representa um marco histórico na França”, observou Ana Arlene Nobre, professora especialista em língua francesa no CCFA.
 
Programação:
 
Dia 24 (segunda-feira)
 
8h às 9h – Abertura
 
Palestra: Auguste Escoffier: la cuisine française au milieu du monde
 
Distribuição e entrega de brindes (camisetas aos alunos) e (receitas em ímã aos convidados); inauguração da copa/cozinha “Auguste Escoffier”
 
Manhã e tarde
 
Exposição Visual “Pratos franceses”
 
Exposição Visual “Escultura de Arte Efêmera em frutas e legumes” (Tchoy)
 
14h às 15h30 – Oficina 1: “Os hábitos e o léxico da gastronomia francesa” – Prof. Esp. Helenilson Fonseca
 
15h30 às 16h30h – Oficina 2: Preparação de chá Regional (Iepa)
16h30 às18h – Apresentação cultural: Músicas e danças francesas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *