Centro Cultural Franco-Amapaense receberá oficinas de teatro no domingo

up_ag_42815_01

Por Fabíola Gomes, da Agência Amapá

Acontece no domingo, 6, no Centro Cultural Franco-Amapaense (CCFA), das 8h às 18h, oficinas de formação para atores e não atores. Dentre as oficinas que estão sendo ofertadas gratuitamente à população estão a “oficina de preparação corporal para atores e não atores”, que será ministrada pelo ator e bailarino Branco Souza, e a “oficina de interpretação”, ministrada pelo diretor e ator Wallace Abreu.

As oficinas fazem parte do projeto social da Cia de Atores Escalafobéticos que desenvolve, desde 2008, um trabalho voltado para a vertente da comédia e do humor dentro do campo teatral, já tendo se apresentado para mais de 80 mil espectadores nos festivais em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Belém (PA), além de Manaus (AM) e cidades do interior do Estado do Amazonas.

O bailarino Branco Souza explica que as oficinas funcionam como uma forma de retorno social à população das cidades por onde a companhia passa. Na ocasião, os participantes recebem conteúdo teórico e prático.

Os interessados podem procurar a administração do CCFA ou entrar pelos contatos (92) 99440-6856 ou 98212-6712.

up_ag_42815_02

Cia de Atores Escalafobéticos

Criada em 2006, na cidade de Manaus, a companhia chega a Macapá com o espetáculo “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte”. A apresentação faz parte do projeto de circulação pelas capitais da região Norte, aprovada no Ministério da Cultura/ Fundação Nacional das Artes (Funarte), por meio do Edital Funarte Artes na Rua 2014.

A trupe se apresentará na próxima segunda-feira, 7, na Casa do Artesão, às 17h. A turnê se estenderá até o mês de outubro, quando a companhia deverá ter passado também por Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Manaus (AM).

Para a turnê, os Escalafobéticos prepararam um espetáculo inédito. Na trama, Maroca Pipoca, interpretada pelo ator e humorista Wallace Abreu, é dona de uma famosa fábrica de pipocas, que terá um fim trágico ao ser morta envenenada. A morte da matriarca fará com que seus herdeiros, Carlita (Eduardo Gomes), Firmino (Omã Freire) e Sandorval (Branco Souza) iniciem uma verdadeira guerra pela herança deixada por Maroca. Isso trará à tona vários segredos ocultos e revelações desta família, com a promessa de boas gargalhadas ao público.

O intérprete de Maroca Pipoca, Wallace Abreu, também diretor do espetáculo, destaca a importância deste momento para a companhia. “Fazer teatro na Amazônia é uma prática difícil, tanto pela falta de incentivos, quanto pela dificuldade de acesso à região. Essa aprovação junto ao Ministério da Cultura/Funarte nos proporciona uma oportunidade única de poder levar nossa arte aos demais estado da região, possibilitando uma troca e ampliando nosso campo de atuação”, ressaltou Abreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *