Centro de Iniciação ao Esporte de Macapá começa obra em novembro de 2014

Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Dar apoio a atletas, descobrir novos talentos e ‘de quebra’ atender comunidades em vulnerabilidade social por meio do esporte. Este será o propósito do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que será construído na capital do Amapá. O espaço multiuso ficará localizado no Conjunto Habitacional São José, no bairro Novo Buritizal, zona Sul da cidade – ainda em construção e 64% concluído. O CIE tem orçamento de R$ 3,3 milhões e a obra vai começar a partir de novembro de 2014.

O CIE será construído seguindo o modelo 1 do Ministério dos Esportes, que prevê ginásio poliesportivo com arquibancada para 195 pessoas e área de apoio com administração; vestiários; chuveiros; enfermaria; copa; depósito e academia. A finalidade de um  Centro de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, com incentivo à iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social de grandes cidades brasileiras.

A unidade de Macapá atenderá, em especial, crianças, adolescentes e jovens atletas em potencial de treinamento para competições regionais, nacionais e internacionais, que sejam de famílias de baixa ou nenhuma renda. As atividades serão definidas a partir de pesquisas sociais com respeito a características de socialização, educação comportamental e desenvolvimento da população. Estão previstas várias modalidades, como futsal, vôlei e artes marciais.

A doméstica Siaria da Conceição, de 27 anos, aprovou a chegada de um espaço gratuito dedicado ao esporte na capital. Ela possui três filhos, dois deles em fase escolar e que adoram praticar exercícios físicos. O pequeno Fredson Cordeiro Júnior, de 8 anos, disse aguardar ansioso pelas aulas de futebol. “Eu jogo bola todo dia na praça perto de casa. Quando o Centro estiver pronto vou querer participar”, garantiu. Sua irmã, Maria Clara, um ano mais nova, também aprovou a novidade. “Eu só pratico atividade física na escola. Espero que o Centro tenha natação”, sugeriu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *