Cerest promove seminário durante Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho


O chefe do Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, representando o governador Camilo Capiberibe, participou nesta terça-feira, 24, no auditório Leonor Barreto (Sesi/AP), da abertura do seminário da I Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Semapat). A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

De acordo com o diretor do Cerest, Regiclaudio Silva, o objetivo da Semapat é orientar e sensibilizar os funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho e fazer com que os servidores resgatem valores esquecidos pelo corre-corre do dia-a-dia, adquirindo informações e conhecimentos de segurança e que pratiquem a mesma.

“Durante a Semapat, iremos debater assuntos relevantes sobre o tema. Com a troca de experiências, pretendemos sensibilizar os participantes para que eles possam difundir as práticas para a prevenção de acidentes de trabalho”, explicou Regiclaudio Silva.

Para o chefe do Gabinete Civil, por conta do crescimento vertical de Macapá e muitas obras em andamento no Estado, o fortalecimento da prevenção de acidentes é fundamental para os cidadãos que atuam em profissões que oferecem perigo à sua integridade.

A sensibilização do servidor

A técnica administrativa do Cerest, Benedita Costa, afirmou que a iniciativa será muito positiva para os trabalhadores do Estado. “Essa capacitação é um momento ímpar para o servidor. A Semapat formulará mecanismos para evitar os riscos de acidentes e assim garantir a integridade do trabalhador”, crê Benedita.

Estatísticas

Conforme dados da Rede Sentinela de Notificação do Cerest, em 2011 foram registrados 527 acidentes de trabalho. Cerca de 30% deles atingem mãos, dedos e punhos, e poderiam ser evitados com investimentos em máquinas mais modernas, com dispositivos de segurança, capacitação de trabalhadores e processos de produção mais adequados. A maioria deles no setor da construção civil e biológica (lixo, hospitais etc.).

A Semapat iniciou nesta segunda-feira, 23, e irá até o próximo sábado, 28, quando será comemorado o Dia Mundial da Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Elton Tavares
Assessor de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *