CEU das Artes de Macapá está entre as dez unidades de maior visibilidade no Brasil

ceu3

Nesta semana, o Centro de Artes e Esporte Unificados de Macapá recebeu a visita técnica de Hingridy Fassarella, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)/Ministério da Cultura (MinC) que percorre as cidades brasileiras para conhecer in loco as atividades de 10 unidades de Centros de Esportes Unificados (CEU’s das Artes) selecionadas para uma pesquisa que resultará na publicação de uma revista contando a histórias de sucessos destas praças.

Oficialmente, 98 unidades CEU’s estão inauguradas no país, dentre elas, o CEU de Macapá e da cidade de Abaetetuba (PA) foram os selecionados para receberem a visita técnica na Região Norte. Tal escolha se deve a frequência e relevância das atividades desenvolvidas em cada uma.

ceu1

A pesquisa é uma ação do Ministério da Cultura, em parceria com a Unesco, que visa avaliar e retratar os modelos de gestão dos CEUS que têm obtido êxito. O resultado da pesquisa será a publicação de uma revista que incluirá o registro de imagens e diagnósticos sobre as particularidades de cada gestão, bem como relatos de experiências das unidades.

Durante a imersão nas atividades do CEU das Artes de Macapá, a pesquisadora observou o funcionamento de rotina, entrevistou servidores, usuários e a comunidade do entorno da Praça, como por exemplo, pequenos empreendedores e vendedores ambulantes, para uma profunda análise dos impactos da implantação do projeto na zona norte de Macapá.

ceu2

Segundo a consultora, o CEU das Artes de Macapá se destaca pela demanda da comunidade e pela dedicação da administração municipal. E a grande significação municipal deste CEU é algo que precisa ser registrado, pois ele atende não apenas o território onde foi implantado, na zona norte, como toda a cidade de Macapá, e por diversas vezes já recebeu demanda de outros municípios e estados brasileiros.

“Durante a nossa pesquisa, buscamos identificar qual a expressão ou característica única de cada CEU. Em Macapá, as característica marcantes identificadas foram visibilidade do equipamento e a diversidade das expressões culturais em plena efervescência, neste lugar que se tornou referência na cidade e na própria rede de CEUS no Brasil”, destaca Hingridy Fassarella.

ceu_das_artes

Inaugurado em dezembro de 2014, O CEU das Artes de Macapá foi uma obra esquecida pelas gestões municipais anteriores, porém, retomada pela gestão do Prefeito Clécio Luís, com apoio do Senador Randolfe Rodrigues, que auxiliou na resolução de pendências junto ao governo Federal.

Atualmente o CEU das Artes é uma praça aberta diariamente ao público e com atividades diversas e programadas, a exceção das segundas-feiras, quando ocorre a manutenção dos equipamentos da Praça. A gestão da praça é feita por um Grupo Gestor Tripartite, formado por representantes do poder público municipal, Sociedade Civil Organizada e Comunidade do entorno.

Paulo Rocha/Ascom Fumcult
Contatos: 98412-4600 / 999189-1081 e Watsapp: 98116-7007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *