CEU das Artes dispõe de livros adaptados para pessoas com deficiência visual

corridaoab

A biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) dispõe de acervo bibliográfico especializado com adaptação para pessoas com deficiência visual. A Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), visando atender as necessidades específicas deste público, adquiriu no início deste mês 250 exemplares com o aporte financeiro de implantação do CEU das Artes.

São 40 livros bíblicos (29 do Antigo Testamento e 10 do Novo Testamento), um guia de leitura e 209 de autores diversos, com conteúdo científico e literário. Os livros são adaptados para transcrição em Braille – processo de leitura e escrita em relevo mais adotado em todo o mundo e se aplica não só à representação dos símbolos literais, mas também a dos matemáticos, químicos, fonéticos, informáticos e musicais.

Adaptação do livro falado – livros por meio de gravação de áudio (audiolivro), de ampla utilização no Brasil, constitui eficiente recurso como livro, pois permite informação imediata dos mais variados temas históricos e contemporâneos, além de ser economicamente viável, de fácil manuseio e acondicionamento, capaz de atender um público heterogêneo de ouvintes.

Ampliação para deficientes visuais com baixa visão – livro com tamanho das letras ampliado. A maioria das pessoas com baixa visão apresenta grande dificuldade em atividades que envolvam a leitura e a escrita. Além dos livros adquiridos pela prefeitura, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Amapá doou livros bíblicos e infantis com as mesmas especificações para a biblioteca do CEU.

Os livros estão à disposição do público na biblioteca do CEU das Artes, na Avenida Carlos Lins Cortes, Infraero II, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 21h30.

Cliver Campos/Asscom Fumcult
Contatos: 9 9175-8550 / 9 8126-0880

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *