Chamada Escolar 2018: inscrições online iniciarão segunda, 6

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a Chamada Escolar 2018 inicia nesta segunda-feira, 6, e finaliza no dia 6 de dezembro de 2017. A inscrição na Chamada Escolar é pré-requisito fundamental para as etapas de pré-matrícula no período letivo. É obrigatória e feita no sistema online: www.escolapublica.ap.gov.br.

De acordo com o diretor do Departamento de Ensino da Semed, Cley Souza, a inscrição pode ser feita de qualquer ponto com acesso à internet, inclusive, do celular. Mas, para quem não tem esse acesso no município de Macapá, a Secretaria de Educação dispõe de escolas que farão o atendimento ao público.

“Na escola que atenderá ao público haverá uma faixa em frente à instituição de ensino com a seguinte frase: faça aqui sua Chamada Escolar. Essa é uma forma de facilitar quem não tenha acesso à internet, pois não precisa pagar para fazer a chamada. Busquem as escolas que estão aptas a fazer e levem os documentos em mão. Lembrando que este ano precisa-se de e-mail do responsável ou do aluno [caso maior de idade]”, informa Cley Souza.

A Chamada Escolar é o censo da população escolar que pleiteia ingressar na rede pública. Com esses dados, prefeituras e governos têm um mapa do número de vagas para o ano subsequente, podendo assim se planejar para receber novos alunos, saber quantas salas de aulas a mais serão necessárias dispor, quantos estudantes estão deixando a rede e qual a procedência deles, a demanda por bairro, número de alunos com algum tipo de deficiência, entre outras informações importantes para o planejamento de matrículas.

O procedimento é destinado a alunos que estão fora da sala de aula e passarão para as séries iniciais: 1º e 2º períodos da educação infantil; 1º ano do ensino fundamental (para as escolas da rede municipal de ensino). A Chamada também se destina àqueles que necessitam mudar de escola (transferência), de qualquer série.

O sistema de inscrição online é acompanhado não só pelas secretarias de Educação de Macapá, Santana e do Estado, como também pelo Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Amapá e Conselhos Tutelares das zonas norte e sul, que possuem senha própria e acompanham todo o processo em tempo real.

Dados necessários

Para preencher o formulário online é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

Do estudante- Certidão de Nascimento, CPF e Carteira do SUS;
Do responsável- RG, CPF e Comprovante de Residência.

Este ano, é obrigatório o CPF do aluno e e-mail (se o estudante for maior de idade), ou do responsável (no caso de menor de idade).

Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação/Semed
Contato: 99127-9591

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *