Chapa “Sou Jornalista, Sou Fenaj” vence no Amapá

Por Maiara Pires

O jornalista Volney Oliveira venceu por 12 votos a 10 a eleição para a nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) no Amapá. Ele concorreu pela Chapa 1 “Sou Jornalista, Sou Fenaj”, contra a jornalista Alcinea Cavalcante, da Chapa 2 “Luta Fenaj”. Os dois disputaram o cargo de vice-presidente Norte II.

A eleição ocorreu durante todo o dia desta quinta-feira (18), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor-AP), no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá. O pleito acontece deste terça-feira (16) em todos os estados da federação para a escolha da nova direção da Fenaj e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.

Para Denyse Quintas, jornalista que também faz parte da direção do Sinjor-AP, o momento é de fortalecer a categoria no estado. “É uma oportunidade para agregar os colegas que estão afastados do sindicato e aproximar os que já estão no mercado”, avalia.

Para ela, é importante tornar conhecida a luta dos jornalistas. “Vamos iniciar várias campanhas de filiação e regularização da classe. Precisamos nos organizar para que a jornada de trabalho nos veículos de comunicação seja compatível com a lei, melhorar as condições de trabalho e lutar por melhores salários”, ressaltou.

Disputam a direção da Fenaj para o triênio 2013/2016 as chapas 1 e 2, presididas, respectivamente, pelos jornalistas Celso Schröder e Pedro Pomar. Para a Comissão Nacional de Ética são quatro candidaturas da Chapa 1 – Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF) e Mário Messagi Júnior (PR). E quatro candidaturas da Chapa 2 – Beatriz Barbosa (SP); José Alves Pinheiro Junior (SP); Francisco Canindé (RN); Helena Palmquist (PA). Estão inscritas as candidaturas avulsas de Ângela Maria Marinho Pereira (CE) e Luiz de Azevedo Compiani Júnior (RS).

Até às 23 horas desta quinta-feira, ainda não havia encerrado a apuração dos votos dos estados que participaram do pleito. A chapa “Sou Jornalista, Sou Fenaj”, da qual faz parte o jornalista Volney Oliveira, que venceu a eleição no Amapá, ainda disputava voto a voto com a chapa adversária “Luta Fenaj”.

A chapa vencedora ficará com a direção da Federação Nacional dos Jornalistas. A posse dos novos integrantes deve ocorrer em agosto, no Rio de Janeiro, durante o XIX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *