Chico Science: 19 Anos Sem o Ícone do Manguebeat – Por @Adnoelp

science3

Por Adnoel Pinheiro

O primeiro contato que tive com o movimento e a música relacionado ao Manguebeat foi quando tinha 17 anos, um amigo meu um pouco mais velho e universitário me mostrou o álbum Afrociberdelia da banda Nordestina Nação Zumbi, escutei com muita calma e sem preconceitos e a afinidade bateu de ca7c0671ccf4bc5e3872c5d51cb7313d6dra. Foi neste momento que conheci quem realmente estava por trás das letras e histórias da banda, o sagaz e visionário Francisco de Assis França ou mais conhecido como Chico Science.

O Manguebeat foi um movimento cultural relacionado às bandas de rock do nordeste e que posteriormente contagiou outras formas de arte e aconteceu mais especificamente em Recife, onde a maioria das bandas surgiram. tumblr_n0dgbjhbNE1qe2zs6o1_500Muitos elementos musicais que trouxeram originalidade as bandas são genuinamente brasileiros como: Samba de Roda, Maracatu, Frevo e outros como o Hip Hop, música eletrônica e o Rock and Roll foram também inseridos. Chico sempre falava que o objetivo era através do regional dialogar com o resto do mundo, ou seja, nunca se fechar, e, isso explica a gama de influências que compunham a Nação Zumbi.

Segundo muitos amigos de banda e apreciadores do movimento que ttumblr_nlzyo9Ffbe1rzv6o5o1_500eve início na metade da década de 1990, Chico, era uma pessoa de muita versatilidade e que absorvia tudo, e, que uma simples conversa ou algo que via na rua poderia ser inserido nas letras das músicas e ele realmente sabia o momento correto, sabia como fazer. O Frontaman usava o próprio cotidiano e as paisagens, comportamentos e aspectos da cultura nordestina para se expressar, virou uma espécie de porta voz do movimento que muitos dizem que surgiu por acaso, quando, Fred Zero Quatro, vocalista da banda Mundo Livre S/A, contemporânea dLembrando-Chico-Sciencea Nação Zumbi e também uma das precursoras decidiu trabalhar com vídeos ecológicos trazendo a ideia do mangue como ideal de biodiversidade global e isso acabou contagiando a música e posteriormente outras ramificações da cultura nordestina.

Chico Science junto à nação zumbi lançou apenas dois álbuns; Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996) e somente depois do segundo trabalho de estútumblr_mk54q6ldcJ1qhzck7o1_1280dio que vieram de fato a ser reconhecidos pela mídia nacional, talvez pelo fato de estarem afastados dos grandes centros nacionais como: são Paulo e Rio de janeiro, mas para muitos é inegável a sua importância para a música nacional.

O cantor, compositor e ícone do movimento Manguebeat nasceu em Olinda, Pernambuco em 2 de março de 1966 e se estivesse vivo estaria prestes a completar 50 anos de vida. entrevista-fernanda-takai-02Chico Science morreu em 2 de fevereiro de 1997, ou seja, hoje completa 19 anos de sua morte. Chico bateu seu carro bruscamente em um poste quando se dirigia para a cidade de Olinda. Músicos como Gilberto Gil fizeram parceria com o líder da banda Nordestina e outros sofreram certa influência como: Cassia Eller, Mombojó e até mesmo sepultura no álbum roots. Sem dúvidas foi o que aconteceu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *