Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores – Égua-moleque-tu-é-doido!

Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores — Foto: Reprodução

Por Núbia Pacheco e Fabiana Figueiredo

Uma chuva intensa atingiu o Centro comercial de Macapá e causou prejuízos na tarde desta segunda-feira (1º). Nas principais vias do comércio, a água entrou em lojas e também em casas. Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a chuva intensa coincidiu com a maré alta do Rio Amazonas.

Segundo o prefeito Dr. Furlan (Cidadania), profissionais das secretarias municipais de Zeladoria Urbana e de Obras foram convocados para realizarem limpeza da região para evitar novos alagamentos.

“É um problema crônico, que já ocorre há alguns anos, e que a prefeitura, de imediato já iniciou, com a Zeladoria e a secretaria de Obras, a limpeza dos canais, a retirada de lixo, a limpeza dos bueiros, e vamos discutir um projeto mais amplo pra resolver definitivamente esse alagamento no Centro de Macapá”, disse Furlan.

Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores — Foto: Núbia Pacheco/G1

Na esquina da Av. Padre Júlio Maria Lombaerd com a Rua São José, por exemplo, os trabalhadores foram vistos tentando recuperar produtos que ainda não haviam sido atingidos pela água.

Na esquina da Av. Padre Júlio Maria Lombaerd com a Rua Tiradentes, clientes, funcionários e donos de estabelecimentos tentaram se refugiar da água que invadiu as lojas. O técnico de enfermagem Matias Vilhena se impressionou com a rapidez com que tudo aconteceu.

“Situação triste. Em 10 minutos de chuva, o rapaz perdeu tudinho aqui na loja dele. Haja reforma aqui nesse Centro, muda o asfalto e continua desse jeito”, comentou Matias.

Canal da Av. Mendonça Júnior transbordou com a chuva — Foto: Reprodução

O canal da Av. Mendonça Júnior, que integra várias ruas da região, transbordou e levou água para dentro de residências e também de lojas que ficam nas margens da via.

A estrutura tem uma comporta que liga ao Rio Amazonas. O prefeito afirmou que profissionais chegaram a fazer a abertura do sistema, mas que a ação não foi suficiente para evitar os transtornos.

“Essa comporta é manuseada por profissionais habilitados, independente de gestão, que não foram trocados. Eles estavam lá e fizeram o manuseio correto da comporta”, disse.

Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores — Foto: Reprodução

Na Av. Cora de Carvalho, região onde os transtornos são constantes com os alagamentos, o cenário não foi diferente nesta segunda-feira.

Morador há cerca de 30 anos da esquina da Av. Cora de Carvalho com a Rua Jovino Dinoá, o comerciante Edielson Bandeira reclamou da situação.

“Isso não é nem rua, isso é o ‘Rio Cora de Carvalho’. Toda essa região está cheia [de água]. A Cora de Carvalho, a Av. Mendonça Furtado também, a Av. Padre Júlio, a Av. Almirante Barroso, e a Av. Presidente Vargas. Isso é demais pra nós que estamos no Centro da cidade de Macapá”, disse Bandeira.

Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores — Foto: Núbia Pacheco/G1

Jefferson Vilhena, coordenador do NHMet, detalhou que a chuva que atingiu a região central de Macapá coincidiu com a maré alta do rio. Os transtornos pluviais podem chegar até a Zona Norte da cidade.

“A gente percebe que ela se concentrou mais pra zona Norte da cidade, ainda é possível ver nuvens bastante escuras voltadas para a Zona Norte. Houve um acúmulo de chuva rápido, chuva forte e intensa que coincidiu com a maré alta. A maré estará alta agora às 18h20. É água tentando sair da cidade, e é água tentando entrar na cidade. Por isso a gente vê várias zonas de alagamento. Essa chuva não durou nem meia hora e foi mais voltado para a área central e Norte da cidade. A Zona Sul não percebeu uma chuva tão intensa”, comentou.

Vilhena alertou que municípios da Zona Central do Amapá, como Calçoene (que sofreu alagamentos na semana passada devido chuvas intensas), podem observar chuvas intensas nas cabeceiras dos rios.

Chuva alaga vias do Centro comercial de Macapá e causa prejuízos a lojistas e moradores — Foto: Reprodução

“Esse sistema meteorológico está passando por cima da capital, passa por alguns interiores, passa pelo centro urbano de Porto Grande, talvez de Ferreira Gomes, e a concentração se dá exatamente na área central do estado, pegando as cabeceiras dos rios Falsino, Calçoene e Cassiporé. Então, atenção, a gente pode estar vendo a cidade de Calçoene voltando a alagar se essa quantidade de água pegar uma velocidade muito grande das cabeceiras até os centros urbanos”, ressaltou o meteorologista.

Ainda de acordo com o NHMet, não é descartada a possibilidade de a forte chuva vista no primeiro dia de fevereiro se repetir no restante do mês.

“A gente tem previsão de que essas chuvas do mês de fevereiro vão estar dentro da normalidade, mas hora ou outra podem vir bastante intensas como essa que a gente viu hoje”, concluiu.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *