Chuva de estrelas cadentes fotografada por Ivandro Vítor

Foto: Ivandro Vítor , em 13 de agosto de 2018 – Ferreira Gomes (AP)

Por Juçara Menezes

As estrelas cadentes estão chegaram. É que em todo o mês de agosto pequenos pedaços de detritos do cometa Swift-Tuttle – ou chuva de meteoros Perseidas – caem aqui na Terra e nós meros mortais podemos observá-los a olho nu na região Norte e Nordeste.

Quem lembrou da chuva de meteoros de Pégasus? É quase isso: a chuva de Perseidas são assim chamadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.

Coincidências nerds à parte, os meteoros esquentam tanto o ar ao redor que podemos ver uma espécie de hadouken o feixe de luz característico quando chegam em nossa órbita. Ou seja, tivemos uma verdadeira chuva de estrelas cadentes no céu.

Ivandro Vítor, o autor da foto.

Meu comentário: O texto acima é da jornalista manauara Juçara Menezes  (minha mestre Sith no jornalismo) e a foto, feita nesta madrugada do dia 13 de agosto (hoje), é do amigo Ivandro Vítor, fotógrafo amador, no céu do município de Ferreira Gomes (AP), onde seu pai, Ivanildo Souza, possui uma propriedade (ambos são velhos amigos meus). E não foi a primeira vez, vejam AQUI a foto do mesmo cara no blog da jornalista Alcinéa Cavalcante.

Ficou porreta. Parabéns pelo registro, Ivandro. Continue a congelar esses belos e astronômicos eventos. Abraço, mano velho!

“…Quando as estrelas
Começarem a cair
Me diz, me diz
Pr’onde é
Que a gente vai fugir?” – Renato Russo.

Elton Tavares

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *