Ciclo do Marabaixo 2014 inicia neste sábado e segue até junho, no Amapá

Por Gabriel Penha, do G1 Amapá

O Ciclo do Marabaixo 2014 inicia neste sábado (19), em Macapá. As caixas – como são chamados os tambores – começam o rufar pelo bairro Santa Rita, Zona Sul da capital. No domingo, a festividade segue no bairro Laguinho, Centro da cidade. A festa se estende até junho, quando ocorrerá o ‘Domingo do Senhor’.

Na sede do grupo berço da tradição, no Santa Rita, o marabaixo terá novidade: além das danças e do culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, será inaugurada a Biblioteca Girtrudes Saturnina, em homenagem a uma das pioneiras da festa. A cerimônia será neste sábado, às 16h. Haverá também exposições de obras de artistas negros do Amapá, com literatura, artes plásticas, teatro e artesanato.

“Além de realizarmos a nossa maior identidade cultural, este ano estamos diversificando para valorizar os trabalhos dos nossos talentosos artistas negros”, reforçou Valdinete Costa, uma das organizadoras do ‘Marabaixo do Santa Rita’ e festeira de 2014.

No domingo (20), a festa será no bairro Laguinho, comandada por um jovem de 18 anos. Iury Soledade é o festeiro de 2014 no grupo ‘Raimundo Ladislau’, onde às 16h haverá um cortejo pelas ruas do bairro para ‘esquentar’ as rodas de marabaixo na noite de domingo.

“O coração bate forte. Sei da responsabilidade que estou carregando, mas junto com a família, faremos o melhor para que a festa saia da melhor forma possível”, diz Soledade, que é descendente de Julião Ramos, um dos precursores da cultura marabaixeira.

Durante o Ciclo do Marabaixo, além de conhecer o toque das caixas, a leveza das dançadeiras e a beleza das cores das roupas, o visitante poderá experimentar o tradicional caldo (cozidão) e a gengibirra – batida de gengibre servida durante as apresentações.

O festejo também acontece na comunidade de Campina Grande, na Área Rural de Macapá. Pela tradição, a festa começa no Sábado de Aleluia e segue até do Domingo do Senhor, o primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi, este ano no dia 22 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *