Ciclo do Marabaixo continua na quinta-feira e conta com mais de 10 dias de programação com debate e apresentações artísticas online

Iniciado em abril, realizado também em maio, o Ciclo do Marabaixo continua nesta quinta-feira (3), às 17h e conta com uma vasta programação virtual (acompanhe no final da matéria). O evento é realizado com fomento direto de recursos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Amapá, as apresentações serão transmitidas pelo Facebook e Instagram da pasta de cultura.

Ao todo, são 8 atrações representadas pelas entidades Berço do Marabaixo, Campina Grande e Raimundo Ladislau e Raízes da Favela, organizações tradicionais da cultura negra no estado e que também farão a transmissão da programação.

De acordo com o titular da Secult, Evandro Milhomen, a Semana da Consciência Negra faz parte da tradição do estado e o edital contempla os grupos de Matriz Africana localizados em todo o Amapá, com suas diversidade e riqueza cultural que influenciaram a música e a nossa história.

“Mesmo na pandemia,  o Ciclo do Marabaixo permanece como forma de esperança, resistência,  valorizando a memória e nossa maior tradição. Salve o Ciclo do Marabaixo 2021”, frisou o secretário de Estado da Cultura.

Tradição

O Marabaixo é a maior expressão cultural amapaense. Dança de origem africana, trazida para o Amapá pelos negros africanos que foram tirados de sua terra natal para servir o trabalho escravo.

O Marabaixo ocorre durante as Festividades Tradicionais, que consistem em homenagear os Santos padroeiros das Comunidades Negras e Quilombolas do Amapá. Em Macapá todos os anos tradicionalmente é realizado o Ciclo, em homenagem ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade nos Bairros do Laguinho e Favela (atual Santa Rita) com missas, novenas, ladainhas (parte religiosa dos festejos) e danças de roda de Marabaixo puxada pela batida de tambores chamados de “caixas de marabaixo”.

Programação

3 de junho (quinta-feira)
Evento: Marabaixo de Corpus Christi
Hora: 17h às 19h
Entidade: Campina Grande

6 de junho (domingo)
Evento: Marabaixo Encerramento do Ciclo
Hora: 18h às 20h
Entidade: Coordenadoria do Ciclo do Marabaixo

9 de junho (quarta-feira)
Evento: Webnário – Roda de Conversa “A Religiosidade nas Festas Tradicionais” com Rodada de Marabaixo
Hora: 17h às 18h
Entidade: Marabaixo do Pavão e Raimundo Ladislau

16 de junho (quarta-feira)
Evento: Live do Dia Estadual do Marabaixo
Hora: 17h às 21h
Entidade: Coordenadoria do Ciclo do Marabaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *