Ciclo do Marabaixo da Favela inicia Sábado de Aleluia com festejo e inauguração da Biblioteca Cultural


O Ciclo do Marabaixo do bairro Santa Rita, antiga Favela, inicia neste final de semana e prossegue até o mês de junho, seguindo a tradição. A Associação Berço do Marabaixo prepara os festejos religiosos e lúdicos na casa da Dona Natalina, que todo ano realiza a programação junto com os festeiros, que em 2014 está a cargo de Loren Mendes e Marinês Lopes, descendentes dos primeiros moradores de Macapá. No Sábado da Aleluia elas recebem os participantes e convidados para a festa, que inicia com a inauguração da Biblioteca Cultural Gertrudes Saturnina.

Fé – Na Favela somente a Santíssima Trindade é louvada na festividade, que começa agora e só termina no dia de Corpus Christi. Ela é um dos Mistérios da crença católica, que acredita em um só Deus, formado pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Familiares contam que dona Saturnina fez uma promessa para Santíssima pedido que sua filha Natalina engravidasse, e com a bênção alcançada, foi feito um almoço para doze crianças, que representam os apóstolos, que se repete até hoje.

Tradição e Respeito – Atualmente, para garantir sua manutenção da cultura sem causar problemas para a comunidade, algumas adaptações tiveram que ser feitas. Hoje os fogos só são estourados até 22h nos dias de festa, e o som que reproduz as caixas de marabaixo não ficam no volume máximo. Os Bailes dos Sócios foram substituídos pelas rodas de marabaixo alternativo, e, para ajudar a preservar o meio ambiente, somente um mastro é tirado no Curiaú, o outro é em acrílico. Outra medida é o incentivo dado para que as crianças tragam da mata muitas mudas para serem plantadas no bairro.

Programação – Este ano uma iniciativa da Associação vai contribuir para a preservação da história. No Sábado de Aleluia, às 16h, será inaugurada a Biblioteca Gertrudes Saturnina, com obras literárias e de arte de artistas com trabalho voltado para a cultura afro. Logo após inicia o marabaixo que encerra à meia-noite. A programação continua no dia 30 de abril, e mais dois marabaixos em maio. No mês de junho,  quatro rodadas completam o ciclo.  

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *