Cidade Arborizada: Prefeitura realiza ato simbólico para atualização do Projeto de Arborização de Macapá

Na manhã deste sábado (27), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Postura Urbana, realizou ato simbólico para o início da atualização do Projeto de Arborização de Macapá. A ação foi realizada na praça do Barão do Rio Branco, no Centro da Cidade, e contou com a participação do prefeito, Dr. Furlan, da vice-prefeita, Mônica Penha e do secretariado do executivo municipal.

Na ocasião, as autoridades presentes, realizaram a plantação de trinta mudas de espécies arbóreas, como Ipê, Bacaba, Mangueira, alvineira e outras. O plantio foi realizado na área da praça, para ajudar na arborização do Centro da cidade.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, disse que a atualização e implementação do Projeto de Arborização da cidade é uma das prioridades de sua gestão e que seu plano de governo prevê a plantação de 20 mil árvores durante o mandato.

“O ato simbólico marcou o início desse projeto que é ter uma cidade mais arborizada. A ideia é plantar árvores no Centro e nas áreas periféricas de Macapá, contribuindo para o equilíbrio da umidade e da temperatura da cidade. Estamos valorizando o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Para o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Postura Urbana, Raimundo Amanajás, esse é um trabalho de compromisso com a cidade.

“Esse é nosso ponto inicial, temos compromisso e respeito com a cidade. Macapá precisa ser arborizada e isso deve ser feito de forma correta, respeitando o tipo de espécie recomendada para cada local”, pontuou o secretário.

Homenageados

A ação prestou homenagem aos idealizadores do primeiro projeto de arborização de Macapá que teve início na década de 1950: Luís Cabral, Antônio Cabral Castro, Guilherme Jarbas (in memoriam), Antônio Chucre, Carlos Zagallo, Milton Barbosa e Narciso Farripas, alunos recrutados na época em que o Amapá era Território Federal, para contribuírem com o Projeto de Arborização da Cidade.

Um dos homenageados, Seu José Cabral de Castro, fala com otimismo a importância do projeto.

“Esse pontapé para reiniciar o projeto de arborização é fundamental. A árvore além de nos fornecer sombra produz o oxigênio. Toda cidade precisa de um projeto como esse, estou feliz por participar desse momento”, reforçou.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal Meio Ambiente e Postura Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *