Cidade Inteligente: Prefeitura de Macapá e ABDI farão instalação de câmeras especiais e semáforos que mudam em tempo real e automaticamente na capital amapaense

Dando continuidade ao projeto Cidades Inteligentes, a Prefeitura de Macapá assinou nesta segunda-feira, 7, a Ordem de Serviço entre o Município e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que autoriza o início das obras de instalação de tecnologias para a área de mobilidade urbana na capital do Amapá. Os equipamentos serão instalados inicialmente nas ruas Guanabara e Leopoldo Machado, que ligam a zona norte ao centro da cidade.

De acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a implementação do projeto é uma articulação entre o senador Davi Alcolumbre e o presidente da ABDI, Igor Calvet. A iniciativa visa utilizar a inteligência artificial a favor da população no dia a dia para melhor convívio entre as pessoas, aumentar a qualidade de vida e prestação de serviços públicos para os munícipes.

“Hoje, estamos recebendo a entrega do material que será utilizado no controle de tráfego de nossa cidade, com a implantação de inclusão e acessibilidade em nossas ruas e avenidas”, explicou o prefeito. Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, todos os equipamentos são dotados de dispositivos que promovem acessibilidade como botoeiras para pessoas com deficiência auditiva, visual, com indicações em Braile, além de avisos sonoros.

A primeira etapa será a instalação de câmeras especiais e semáforos que mudam, em tempo real e automaticamente, gerido a partir do uso de inteligência artificial. O uso dessa tecnologia tem como meta promover maior qualidade na circulação viária, com previsão de melhorias em torno de 20% a 30% no fluxo da cidade. “São equipamentos de alta tecnologia em mobilidade urbana, implementados em cidades como Nova York, Macau e Cidade do México, e que trará diversos benefícios em sustentabilidade para a população de Macapá”, ressaltou o diretor da ABDI, Valder Moura.

Além dos semáforos inteligentes, o Município recebeu também mais quatro câmeras de reconhecimento de placas que irão auxiliar na gestão do tráfego em Macapá. O investimento total da ABDI nas ações de mobilidade para a capital amapaense é de R$ 5 milhões. De acordo com o prefeito Clécio, mais R$ 5 milhões serão destinados, por meio de emenda parlamentar, para a continuação do projeto. Estão previstos para 2021 a chegada de outros equipamentos como veículos elétricos, que serão disponibilizados à Prefeitura de Macapá.

Cidades do futuro

A ação em Macapá faz parte do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, que envolve a integração de tecnologias como internet das coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial e conectividade.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Amelline Borges
Assessora de comunicação
Com colaboração da assessoria da ABDI
Fotos: Max Renê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *