Cinema em Movimento – Circuito Universitário é realizado em Macapá nos dias 12, 13 e 14 de novembro

Justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres são questões atuais que podem ser resumidas no termo Equidade de Gênero. Esse é o tema presente nos três filmes do projeto O Cinema em Movimento – Circuito Universitário traz como tema a Equidade de Gênero, e será realizado em Macapá nesta semana.

Os filmes serão exibidos nos dias 12, 13 e 14 de novembro na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café. As sessões serão gratuitas e abertas ao público.

“Repense o Elogio”, de Estela Renner, será um dos filmes exibidos no projeto em Macapá — Foto: Avon/Divulgação

Os responsáveis pela produção do Circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.

No estado do Amapá o projeto conta com o apoio de universitários de várias áreas do conhecimento, sendo coordenado pelo Agente Mobilizador Felipe Paixão, acadêmico de enfermagem da UNIFAP.

Entre os três filmes selecionados para o Cinema em Movimento – Circuito Universitário estão: Lute como uma menina, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, Repense o Elogio, de Estela Renner, e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro. Os filmes escolhidos fortalecem as discussões sobre o homem na sociedade, o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.

Circuito do Cinema em Movimento no Amapá — Foto: Cinema em Movimento/Divulgação

“Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso”, diz a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho.

Criado em 2000 pela MPC Filmes, o Cinema em Movimento – Circuito Universitário, tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.

Sobre a MPC Filmes

A MPC é uma produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.

O Cinema em Movimento – Circuito Universitário conta com o apoio financeiro do Instituto Caixa Seguradora.

Serviço:

Cinema em Movimento

Trailer do filme “Lute como uma menina”: 

Data: 12 de novembro (terça-feira)
Local: Unifap
14h – Documentário: “Lute como uma menina”
18h – Documentário: “O Silêncio dos homens”

Trailer do filme “O Silêncio dos homens”:

Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Local: Ueap
9h – Documentário: “O Silêncio dos homens”
14h – Documentário: “Lute como uma menina”
18h – Documentário: “Repense o Elogio”

Trailer do filme “Repense o Elogio”: 

Data: 14 de novembro (quinta-feira)
Local: Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café
11h – Documentário: “Lute como uma menina”
17h40 – Documentário: “Repense o Elogio”
20h – Documentário: “O Silêncio dos homens”

Fonte: Cinema em movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *