Cinemotivação: Creas Liberdade promove sessão de cinema para grupo de idosos

Luzes apagadas, pipoca e cadeiras enfileiradas. O cenário perfeito para uma sessão de cinema foi recriado com muita dedicação na quinta-feira (17), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade. A iniciativa busca promover motivação, integração familiar, inclusão digital e resgatar memórias dos idosos.

O filme escolhido foi ‘Um Senhor Estagiário’, uma produção de Hollywood protagonizada pelo ator Robert De Niro, que traz muitas reflexões relevantes sobre carreira, em especial trabalho para idosos. A trama aborda, com leveza, temas importantes como a mulher no mercado de trabalho e etarismo, que é o preconceito com base na idade.

Aos poucos, o público formado pela maioria mulheres entrou na sala de cinema adaptada, algumas acompanhadas de familiares outras sozinhas, mas na mesma expectativa de relembrar a emoção de ver um filme.

A aposentada Cordeira Lima da Silva, 64 anos, conta que após precisar amputar uma das pernas e ficar de cadeira de rodas foi abandonada pelo único filho e só encontrou motivação para recomeçar na acolhida que recebeu no Creas Liberdade.

“No Creas reencontrei paz, motivação, alegria de viver e força para recomeçar. Aqui a gente faz novas amizades para conversar, brinca e somos bem atendidos por toda equipe de assistentes sociais e psicólogos que fazem o melhor pela gente”, declarou.

De acordo com o coordenador interino do Creas Liberdade, Joseni da Silva, muitas histórias de vida são as que chegam na unidade de acolhimento. “As pessoas que chegam aqui carregam uma história de vida sofrida. E, as atividades funcionam como uma espécie de terapia motivacional que ajudam no apoio e reinserção social. Por isso é muito importante a interatividade e incentivo”, destaca o coordenador.

Atualmente o Creas Liberdade, atende cerca de 120 famílias e assiste jovens, crianças, adultos e idosos que participam de várias atividades que trabalham a reinserção social, fortalecimento psicológico e a reestruturação familiar.

“Os projetos, ações e atividades desenvolvidas pelos nossos profissionais são ferramentas que mostram novos recomeços e buscam resultados benéficos para a saúde e bem-estar na vida destas pessoas, além de mantê-las ativas no convívio social”, frisou o secretário de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes.

Serviço

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, está localizado na avenida Alzir da Silva Maia, Nº 527, bairro Parque dos Buritis.

O equipamento é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados; oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); podendo realizar a abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. A unidade ainda trabalha com o serviço de medidas socioeducativas em meio aberto.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *