Círio de Nazaré 2020: Famílias e instituições terão missa de envio de imagens para momentos particulares de devoção

Todos os anos a festividade do Círio de Nazaré em Macapá inicia com as peregrinações da Imagem da Virgem às famílias e instituições públicas ou privadas. Em 2020, a peregrinação valoriza a devoção particular e ocorre no período de 20 de setembro a 8 de outubro.

Duas missas de envio das imagens acontecem na Catedral São José. No sábado, 19 de setembro, às 19h, com o envio das imagens de instituições públicas e privadas, presidida pelo bispo de Macapá dom Pedro José Conti. No domingo, 20 de setembro, às 10h, a missa é destinada ao envio das imagens das famílias ou comunidades que realizarão os encontros, novenas ou celebrações em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e será presidida pelo pároco Rafael Donneschi.

Para a participação de fiéis nas duas missas será respeitada as orientações de lotação do espaço, segundo os decretos municipais vigentes.

Os órgãos públicos e instituições privadas deverão apresentar uma imagem na missa de envio e, após a celebração, levá-la à instituição onde, dentro de cada realidade, serão realizados os encontros, momentos de oração ou celebração.

As famílias ou pequenos grupos deverão levar também uma imagem para a missa de envio que será abençoada e em seguida levadas às famílias onde ocorrerão os momentos devocionais de homenagem. Cada família interessada pode apresentar uma imagem da Virgem de Nazaré na celebração e deve preparar um pequeno andor com ornamentos para exposição em casa.

As comunidades eclesiais ou grupos de devotos poderão fazer as novenas ou encontros de homenagem à Virgem de Nazaré segundo o costume. O objetivo é valorizar ainda mais a vivência familiar deste momento, e dentro de cada realidade eclesial, fortalecer as pequenas comunidades também irão realizar encontros.

A toda a programação da Festividade será divulgada nos próximos dias e foi adaptada para este período de distanciamento social por conta do combate à pandemia do novo coronavírus.

Encontros

De acordo com a proposta da Comissão do Círio 2020, duas modalidades de encontros podem ser realizadas pelas famílias, comunidades ou instituições.

As famílias e comunidades paroquiais podem realizar o formato de encontro, presencial ou virtual, chamado de Celebração da Vida, com nove meditações preparadas pela Comissão, podendo ser usado como Novena. As instituições podem, além do formato de encontro, realizar a celebração da Santa Missa com o roteiro disponível. Para isso, também deverá entrar contato com um sacerdote da preferência ou da área paroquial onde estão localizadas.

Todos estes momentos devem acontecer no período de 20 de setembro à 8 de outubro. Os subsídios para realização de um dos momentos podem ser adquiridos na Secretaria do Círio.

Como participar

As instituições públicas ou privadas podem ainda entrar em contato com a secretaria do Círio de Nazaré para orientações da realização dos momentos e inclusão na missa de envio. O mesmo procedimento deverá ser adotado pelas famílias ou comunidades interessadas em participar.

As instituições, comunidades, grupos e famílias deverão registrar os momentos em foto ou vídeos e poderão enviar para o e-mail [email protected] para publicação nas redes sociais do Círio de Nazaré no Instagram e Facebook.

A secretaria funciona nas terças, quintas e sábado, de 8h às 14h, na Catedral São José. Os interessados podem ainda entrar em contato através do telefone (096) 9167-4731 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço

Círio de Nazaré 2020: Missa de envio e abertura das Peregrinações
Data: 19 e 20 de setembro de 2020
Local: Catedral São José
Foto: Arquivo Círio 2010 | Pascom

Pastoral da Comunicação
Diocese de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *