Clínica-escola Coração Azul inicia testes para atendimentos de crianças com TEA em Macapá

Com descontração e atividades lúdicas, cerca de 40 estudantes da clínica-escola Coração Azul puderam experimentar como será o atendimento do centro. A programação ocorreu nesta terça-feira (24) e foi organizada para ajudar a estabelecer o fluxograma de atendimentos. Ação ofertou aulas de musicoterapia, psicomotricidade e atividades na sala sensorial.

A dona de casa Valdirene Garcia, 28 anos, é mãe do Daniel Vítor, estudante de 5 anos da escola Profª Ubiraci Cordeiro, e conta que o filho estava sem qualquer tipo de atendimento clínico até então. Daniel é uma das crianças sem diagnóstico fechado que, com o atendimento multiprofissional, poderá ter o encaminhamento correto.

“Estou muito feliz de finalmente conseguir um espaço completo para meu filho. Com a demora para o diagnóstico, ele não conseguiu os tratamentos específicos para avançar na idade certa. Agora, isso poderá ser ajustado”, afirma a mãe.

O ambiente da clínica-escola é completamente adaptado para acomodar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e isso vai desde o planejamento arquitetônico do espaço até a pintura, que usa cores serenas. É um espaço pensado no acolhimento, que leva em consideração as sensibilidades das crianças autistas.

O centro contará com equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e outros, que ofertarão atendimentos paciente com TEA.

A fisioterapeuta Agnes Araújo, de 28 anos, faz parte da equipe e diz estar empolgada por poder participar da primeira clínica-escola de Macapá.

“É uma honra para nós que trabalhamos com crianças especiais estar na linha de frente dessa iniciativa. A equipe inteira está empenhada em ofertar o melhor atendimento possível”, destaca.

Inclusão

A clínica-escola foi inaugurada em março e atenderá 200 estudantes da rede municipal de ensino. A seleção dos estudantes levou em consideração dados fornecidos pelos pais e pelas escolas no momento da matrícula, buscando atender às crianças em maior vulnerabilidade social.

Esse é o primeiro centro educacional e clínico especializado em TEA de Macapá e a Prefeitura já estuda implantar outras unidades na cidade para promover uma maior cobertura aos estudantes com autismo das escolas públicas macapaenses.

As ações no espaço são realizadas de forma conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), e os estudantes serão atendidos no contraturno das aulas.

Serviço:

O espaço funciona na Av. Procópio Rola nº 1176, no bairro Central.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *