“Clube da Esquina” & “São Batuques”: show mistura clássicos da MPB com tradições musicais do Amapá é apresentado no Norte das Águas

Os músicos Helder Brandão e Beto Oscar se apresentarão, hoje (29), a partir das 22h, no Bar e Restaurante Norte das Águas. O show, intitulado “Clube da Esquina & São Batuques” faz parte do projeto ‘Cantando a Amazônia’, realizado pela casa desde abril deste ano. A noite contará com participações especiais de Naldo Maranhão, João Amorim, Brenda Melo e Alan Gomes.

Beto e Helder são artistas consagrados no Amapá. Talento e experiência não faltam à dupla. “São Batuques” é um projeto criado pelos dois compositores para difundir as tradições amapaenses enraizada na cultura afrodescendente. Em 2012, com este show, os artistas representaram o Amapá no Sesc Amazônia das Artes, que circulou os estados da Amazônia Legal e virou CD. A produção exalta a riqueza poética e melódica de nossas manifestações folclóricas ao som dos tambores de Batuque e Marabaixo e, sobretudo pela mística sonoridade amazônica.

Helder e Beto misturarão essas músicas autorais às do lendário movimento musical brasileiro surgido nos anos 60 (em Minas Gerais) denominado “Clube da Esquina”, que revelou nomes como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, entre outros. O repertório deste show (que eu já tive o prazer de assistir) mescla a musicalidade amapaense com canções antológicas. O setlist é escolhido a dedo e é muito paid’égua!

Os músicos

Beto Oscar é instrumentista, cantor e compositor, que aliou o talento nato, herdado da família, aos conhecimentos acadêmicos. Formado pela Escola de Música da UFPA, tem uma extensa carreira, dos diversos recitais e festivais, às participações em bandas como Senzalas e direção musical, como do CD Raízes Aéreas. Beto, neto do Mestre Oscar, participou também de dois projetos marcantes para a música amapaense, que foi o DVD da AMCAP, e o show dos 50 anos de Joãozinho Gomes e Val Milhomem.

O cantor e compositor Helder Brandão é linguista por formação, mas a música o levou a compor a Banda de Música da Polícia Militar do Amapá. Disputou festivais locais e nacionais, e colocou seu talento à disposição das obras de Sabá-Tião, Nivito Guedes, grupo Raízes Aéreas, assim como Beto Oscar, gravou o DVD Especial da Música Amapaense e participou do show de 50 anos de Joãozinho Gomes e Val Milhomem. Tem um trabalho independente reconhecido no Amapá.

Norte das Águas

O Norte das Águas é um dos mais conceituados pontos turísticos de Macapá, que fica situado às margens do rio Amazonas, no Complexo Marlindo Serrano (Araxá). O restaurante faz parte do roteiro do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Amapá, bem como do município de Macapá, como ponto de visitação turística do estado. O estabelecimento serve boa comida, cervejas enevoadas, drink’s variados e é celeiro de boa música na capital amapaense, com atendimento diferenciado aos seus frequentadores. A casa oferta ainda segurança ao seu público.

Serviço:

“Clube da Esquina & São Batuques”, com Helder Brandão e Beto Oscar (e participações especiais de Naldo Maranhão, João Amorim, Brenda Melo e Alan Gomes).
Local: Norte das Águas, localizado no Complexo do Araxá, na zona Sul de Macapá.
Hora: 22h.
Data: 29/06/2018
Reservas de mesas pelo telefone 096 – 99149-6446

Elton Tavares, com informações da jornalista Mariléia Maciel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *