Clube de Cinema comemora nove anos de atividades

Em 2019, o Clube de Cinema, cineclube do Festival Imagem-Movimento, completa nove anos de atividade, reafirmando-se como a experiência cineclubista mais duradoura do Estado do Amapá. Para celebrar a ocasião, no próximo sábado dia 01 de junho, a partir das 19h acontece uma sessão comemorativa com exibição do documentário “Slam: voz de levante”, das diretoras Tatiana Lohman e Roberta Estrela D‘Alva

“Slam: voz de levante” vai para Chicago, NY, Paris e São Paulo e encontra a mesma cena com diferentes faces: os poetry slams, batalhas poéticas performáticas, se firmam como encontros que instigam a criatividade e o convívio entre diferentes e surgem diante da onda política conservadora mundial como ágoras do livre pensamento e expressão. No Brasil, a poeta Luz Ribeiro vence o campeonato nacional e vai para a Copa do Mundo de Poetry Slam, em Paris, representando a nova vertente negra e feminista que tem se firmado pela virulência de seu verbo politizado.

CLUBE DE CINEMA

Considerando que cineclubes são iniciativas voltadas para a democratização do acesso ao cinema como bem cultural, o Festival Imagem-Movimento realizou sua primeira sessão cineclubista em maio de 2010 como uma extensão das atividades já promovidas pelo FIM desde sua primeira edição em 2004.

Desde então, o Clube de Cinema já ocupou os auditórios do Museu da Imagem e do Som (MIS), da Biblioteca Pública Elcy Lacerda e Espaço Caos – arte e cultura, iniciativa independente que agregou diversos segmentos culturais entre 2014 e 2018.

Ao longo desses nove anos, exibimos mais de 265 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, sempre com sessões gratuitas. Firmamos parcerias importantes com iniciativas que promovem a criação e fortalecimento de redes de exibição por todo o Brasil, priorizando a circulação do cinema alternativo e independente produzido aqui e em outros países.

Após a exibição de “Slam: voz de levante”, as coordenadoras do coletivo Slam Tucujú, Leandra Brito e Ramona Gemaque, participam de um bate papo com o público. Em seguida, o grupo Maniva Venenosa apresenta seu som autoral, misto de reggaeton, reggae, dub e funk com toques regionais. Durante todo o evento o público poderá conferir e comprar trabalhos de artistas visuais locais.

SERVIÇO:

Aniversário do Clube de Cinema: 9 anos
Data: 01 de junho de 2019
Horário: 19h
Local: Casa Viva
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 851. Centro
Entrada franca.

Fonte: FIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *