Com acervo de 65 mil obras, Biblioteca Elcy Lacerda celebra 74 anos com música, dança e poesia

Foto: Maksuel Martins

Por Ugor Feio

Com cerca 65 mil obras no acervo, a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, no Centro de Macapá, celebra 74 anos de fundação neste sábado (20). A festa será gratuita e vai das 15h30 às 19h. O evento conta com programação cultural, bolo de aniversário, homenagem a parceiros da instituição e show musical.

As atividades culturais são compostas de apresentações de grupos de música, dança, poesia, assim como contação de histórias para crianças, jovens e adultos. Após isso, haverá uma cerimônia para cantar os parabéns entre os presentes e em seguida o corte do bolo.

O evento segue com a entrega de diplomas de honra homenageando jornalistas e parceiros envolvidos de alguma forma no trabalho da instituição. A apresentação musical do cantor amapaense Nivito Guedes encerra o dia.

O diretor da biblioteca, José Pastana, destaca a “transformação social” realizada pela instituição e diz que a comemoração é uma forma de evidenciar o serviço prestado desde a fundação do local, em 20 de abril de 1945, à população da capital do Amapá.

“Cada ano que passa fortalecemos o trabalho realizado aqui. Não se trata só de armazenar livros, mas sobre a transformação social que acontece através da leitura, acessível, democrática e aberta para população”, destacou Pestana.

A direção da biblioteca conta ainda que mais 3 mil autores amapaenses compõem o acervo da instituição, que conta com livros, CDs, DVDs, revistas e jornais.

O prédio abre diariamente das 8h às 18h e possui 16 salas, onde são promovidas atividades relacionadas à cultura e a educação para pessoas de qualquer idade.

“A representatividade da biblioteca dentro do estado é de grande importância. Aqui nós formamos leitores e guardamos nossa cultura. Seja na sala voltadas só para autores regionais, afro indígenas, na sala de obras raras , ou de jornais e diários oficiais, é a nossa história que está aqui”, finalizou o diretor.

Programação:

15h30 – apresentação cultural (Poesia, dança e contação de histórias)
16h – homenagem a parceiros da instituição e entrega de diploma de honra
18h – cerimônia dos parabéns e corte do bolo de aniversário
18h30 – show do cantor Nivito Guedes

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *