Com apoio da Força Aérea, TRE-AP garante o direito a voto dos eleitores de comunidades de difícil acesso

baa385c7-af2a-44d0-a8d6-a1ea7470ff7f
Para garantir o direito ao voto a todos os amapaenses, inclusive aos que residem em comunidades de difícil acesso, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) usará um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) nas Eleições Municipais 2016. Com o aparato logístico, 54 moradores de São Miguel do Flexal (também conhecida como “Tucunaré”), na cidade de Pracuúba, onde residem 250 eleitores, e Vila do Sucuriju, Distrito de Amapá, que possui 304 eleitores, terão o exercício da cidadania assegurado.

O helicóptero da FAB chegará às comunidades no dia 30 de setembro e voltará no dia 3 de outubro, após a transmissão de dados para a apuração dos votos nas comunidades.

De acordo com o chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan/TRE-AP), Cláudio Xavier, os eleitores de localidades distantes de Macapá possuem os mesmos direitos que o cidadão que mora na capital. Ele explicou que, por conta disso, a Justiça Eleitoral não mede esforços para a realização do pleito em qualquer lugar do Amapá, como vilarejos, comunidades de difícil acesso, especialmente nessa época do ano, em que se vive o ápice do período de estiagem (seca) em várias regiões do Estado.

Cláudio Xavier destacou que o apoio logístico para essas localidades é feito de acordo com a demanda de cada uma delas. Onde é impossível o transporte terrestre ou fluvial, o TRE garante o suporte aéreo para o deslocamento dos mesários, colabores e técnicos.

“Não deixaremos ninguém sem exercer o seu direito ao voto. O TRE faz uso do helicóptero da FAB por se tratar de meio de transporte mais eficaz, ágil e seguro para essas localidades”, disse.

Locais

Os municípios de Amapá e Pracuúba situam-se ao norte do estado, distante cerca de 300 quilômetros da capital. Nessas cidades se encontram as referidas vilas, quando é inevitável o uso da aeronave para o deslocamento das equipes.

“Ações com essa são muito importantes para o cidadão que mora nessas localidades. Nosso trabalho é garantir o direito de eles escolherem seus mandatários, independente de onde residam ou em que situação encontra-se o acesso ao lugar onde moram. Onde viver ou onde estiver um eleitor, o TRE estará”, assegurou Cláudio Xavier.

Para as localidades do Sucuriju e São Miguel do Flexal foram deslocadas equipes de policiais militares, pessoal de apoio e equipes técnicas do TRE, além de alimentação, água potável e combustível. Tudo para garantir a realização das eleições.

Serviço:
Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Arte: Kelly Pantoja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *