Com apoio do Governo do Amapá, luau celebra diversidade no Dia do Orgulho LGBTQIA+

A Praça da Samaúma, localizada no bairro Araxá, reuniu diversas pessoas para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ na sexta-feira, 28. O evento, apoiado pelo Governo do Amapá, reforçou a importância de combater a discriminação e comemorar o pertencimento à comunidade, além de apresentar a identidade visual da 24ª Parada do Orgulho, prevista para acontecer no dia 4 de agosto, em Macapá.

A programação especial trouxe as atrações Sandra Lima, Dj Tokyo, Grupo Âmago, Coletivo Juremas e Poetas Azuis para comemorar a noite do luau com muita animação. Como forma de homenagem, a majestosa Samaúma foi iluminada com as cores do arco-íris para celebrar a diversidade e o orgulho LGBTQIA+.

“Estamos celebrando uma data muito especial, que reconhece lutas históricas e a importância das diferenças. Além disso, com o lançamento da identidade visual e tema da 24ª Parada do Orgulho, o Governo do Amapá mais uma reforça seu apoio. Em celebração à diversidade, teremos três dias de programação antecedendo ao evento principal do dia 4 de agosto, além de uma atração nacional”, ressaltou a secretária adjunta de Estado da Cultura, Marina Beckman.

Durante o evento, o coordenador de artes da Parada do Orgulho, Joaquim Gatz, apresentou pela primeira vez a nova identidade visual para esse ano com o tema “Seu voto, nosso futuro”, e explicoua ideia de trazer o conceito da urna eletrônica.

“Foi usada como ideia para compor a arte o processo eleitoral, que é o tema esse ano da Parada, e representamos a parte interna da urna eletrônica. A partir daí, conseguimos criar duas artes diferentes, uma verde e uma branca, que irão se adaptar a todas as nossas peças publicitárias para o evento de agosto”, explicou Gatz.

Mulher transexual, Eduarda Costa participou do Luau do Orgulho e ficou muito feliz de ver a comunidade receber o carinho e visibilidade nesse dia importante.

“É um momento muito importante para nós, da comunidade LGBT, que lutamos por nossos direitos, inclusive nas políticas públicas, para que possamos nos inspirar e ter mais visibilidade para nossa causa. Com certeza a minha expectativa está ao máximo para Parada do Orgulho deste ano, e sei que será incrível”, finalizou Eduarda.

24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá

A 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ acontece no dia 4 de agosto, na orla da cidade, e esse ano, entre os dias 1º e 3, outras ações irão anteceder a tradicional marcha.

“Apresentamos a programação que teremos em julho, mas também a novidade sobre as ações que antecederão o evento no dia 4. Acontecerá, por exemplo, a Parada Preta e o TransFest, então é muito bom quando temos o apoio do Governo e do Ministério Público para falar de diversidade e mostrar para a população que somos pessoas e temos direitos”, explicou o coordenador de Infraestrutura da Parada, Ivon Cardoso.

Texto: Thaysa Ruane
Foto: Jorge Junior/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *