Com apoio do Governo do Estado, peças de artesãos amapaenses serão expostas durante feira de artesanato em Olinda

Com apoio do Governo do Amapá, peças de artesãos amapaenses serão expostas na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começa na quarta-feira, 3, em Olinda (PE). No total, os itens somam 4 toneladas de peças em madeira, argila, sementes, fio e fibra, miçangas e materiais de reutilização. Os produtos embarcaram para o nordeste nesta segunda-feira, 24, no caminhão-baú do Programa do Artesanato Brasileiro.

Os artesãos que participarão são dos municípios de Macapá, Mazagão e Ferreira Gomes. Eles foram selecionados através do edital lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A Fenearte, realizada anualmente em Pernambuco, é considerada uma das maiores do segmento da América Latina. O evento reúne artesãos de diferentes regiões do Brasil e de outros países, exibindo suas criações e produtos artesanais.

“Estamos proporcionando uma oportunidade aos artesãos amapaenses de apresentarem a riqueza da nossa cultura para todo o Brasil. Garantimos a logística necessária para o envio das peças e todo o apoio para que a exposição seja um sucesso”, reforçou o coordenador de Artesanato da Sete, Junielson Pessoa.

A dona Antônia Rodrigues, de 61, trabalha há 27 anos com artesanato. Ela já foi coordenadora de cursos no Sebrae na área e diz estar muito animada para comercializar os seus produtos fora do estado.

“Nessa feira, eu fiz várias peças para levar, novos modelos de bolsas, e estou muito agraciada por mais uma vez ter passado no edital para participar do Fenearte. Minha expectativa de venda é muito boa, já é a segunda vez que eu vou participar e estou contando que desta vez seja melhor ainda. Espero conseguir fechar negócios para oportunizar o trabalho de outras pessoas da nossa região”, destacou Antônia.

Calendário do Artesanato Amapaense

O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artistas em feiras voltadas ao segmento no âmbito nacional. Serão feiras que ocorrerão em quatro estados brasileiros, no período de maio e dezembro. Entre elas, está a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece no mês de julho.

Confira o calendário:

Julho: participação de artesãos na 24ª edição da Fenearte, em Olinda (PE)
Agosto: participação de artesãos na 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP);
Setembro e Outubro: programações locais, como a 53ª Expofeira Agropecuária
Dezembro: 34ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte (MG).

Texto: Mikhael Santos
Foto: Aog Rocha/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *