Com apoio do governo estadual, navegação de carga avança no Amapá


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta quinta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, representantes de empresas exportadoras e importadoras do Estado do Amapá e diretores no Brasil da linha marítima francesa CMA CGM, que faz rota do Porto de Santana para o Suriname e Caribe. Durante o encontro, os empresários agradeceram o avanço do setor, o que, segundo eles, graças ao apoio do governo estadual. Também na reunião, explicaram ao governador a viabilidade da nova rota aberta de navegação e as possibilidades de expansão do segmento.

Participaram do debate o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço; o presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Riano Valente; o representante da Amazon Log, Pelágio Carvalho; os executivos da CMA CGM no Brasil, Alessandro Fernandes e Paulo Gudergues; e o diretor da Açaí do Amapá Agroindustrial, Miguel Hauat.

Segundo José Reinaldo Picanço, o avanço do setor abre muitas oportunidades de negócios no Estado. Ele salientou que o Porto de Santana, no município homônimo, está se consolidando como um importante ponto de logística para o transporte marítimo. O secretário destacou ainda que, por conta da localização estratégica, o Amapá se tornou competitivo na navegação de carga, fato reconhecido pelo setor portuário do Estado do Amazonas, que já enviou representantes para conhecer a estrutura amapaense.


Conforme o presidente da CDSA, empresas multinacionais já entraram em contato com a Companhia e estudam a possibilidade de usar o Porto de Santana. Riano Valente ressaltou que, dependendo da carga, os navios que aportam no Amapá encurtam as viagens de até cinco dias. Ele frisou que o crescimento do interesse no Estado, além da privilegiada posição gráfica, é por conta dos investimentos que o Porto de Santana vem recebendo em infraestrutura, o que possibilita a conexão com portos de outros continentes.

Ao final do encontro, o governador afirmou que está feliz com os avanços na navegação de carga no Amapá e colocou o governo do Estado à disposição dos empresários. Camilo Capiberibe enfatizou que o setor gera desenvolvimento, emprego e renda para a população. E por isso continuará recebendo seu apoio.

O CMA CGM é o terceiro armador mundial em transporte de contêiner e o primeiro da França, contando com 396 navios em 170 rotas de navegação, oferecendo agilidade e segurança em transporte de cargas.

A nova linha de navegação marítima comercial CMA CGM, que iniciou em julho de 2012, colocou o Estado em contato com mais de 150 países, por meio do Porto de Santana, local aonde os produtos chegam e saem, reduz custos com os produtos importados e exportados.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *