Com apoio do Internacional, Bira prepara volta ao RS para tratamento contra o câncer (saúde para o nosso artilheiro)

Bira Campeão Brasileiro pelo Internacional — Foto: Arquivo/GE-AP

Por Rodrigo Juarez

Um dos maiores mones da história do futebol amapaense, Ubiratan do Espírito Santo, “Bira”, campeão brasileiro invicto com o Internacional de Porto Alegre-RS, em 1979, completou nesta quarta-feira (20), 65 anos de vida. Uma vida regada a gols, vitórias e conquistas, pelos vários clubes que passou a longo da carreiro.

Foto: site Memória do Inter

Bira, que também fez história com a camisa do Remo-PA, nos últimos anos vem travando uma luta intensa contra um câncer no fígado. E a próxima parada para realização do tratamento será Porto Alegre, para onde viajará no dia 29 de abril. O craque retorna a terra onde se consagrou nacionalmente no futebol, totalmente amparado pelo Inter que vai custear os exames e tratamento do craque enquanto ele estiver no Rio Grande do Sul.

Inter campeão brasileiro 1979 — Foto: Bira Espírito Santo/Arquivo Pessoal

– Os jogadores que atuaram comigo na conquista do Brasileiro de 79 e os dirigentes atuais se reuniram e resolveram me ajudar neste momento. Sou grato pela atitude e sempre serei a estes eternos amigos e ao clube que sempre me tratou muito bem – destaca Bira, que atuou no ataque do Inter ao lado do eterno capitão colorado, Falcão.

Remo homenageando Bira durante uma partida do Parazão — Foto: Bira Espírito Santo/Arquivo Pessoal

Em fevereiro deste ano Bira foi homenageado pelo Clube do Remo. Ele esteve em Belém para realizar exames e uma parte do tratamento contra o câncer.

CARREIRA

Bira – Foto: Camisa 33 ( no Facebook)

A carreira no futebol de Bira teve inicio no Esporte Clube Macapá, onde ainda jovem, vieram as primeiras conquistas. Foi campeão amapaense na era amadora e invicto do antigo Copão da Amazônia, competição que reunia as principais equipes da região Norte do país.

Centroavante “matador” fez Bira se destacar e aos 18 anos ser contratado, pelo Paysandu-PA, onde sagrar-se campeão paraense de 1976. A conquista chamou atenção do Clube do Remo, que não mediu esforços para tirar o jogador do rival e garantir ele no comando do ataque. Com a camisa do Remo, Bira levou o Leão a conquista do tricampeonato paraense nos anos de 1977, 1978 e 1979, no último sendo o artilheiro do campeonato com 32 gols, marca que até hoje, em mais de 100 anos do Parazão, não foi batida.

Bira Campeão Brasileiro pelo Internacional — Foto: Jonhwene Silva/GE-AP

Ainda em 79, Bira chegou ao Sul contratado pelo Internacional. Lá se consagrou ao lado de craques como Falcão, Mário Sérgio e Mauro Galvão, ao conquistar o Campeonato Brasileiro de forma invicta.

O craque amapaense também teve passagens destacadas por clubes como: Atlético-MG, onde foi campeão estadual. Juventus-SP, campeão da Taça de Prata, antiga segunda divisão do Brasileirão e Náutico-PE, onde ajudou a quebrar um jejum de 10 anos do clube ao conquistar o Campeonato Pernambucano.

Bira, antes de pendurar as chuteiras jogou ainda no Remo (segunda passagem), Novo Hamburgo-RS, Brasil de Pelotas-RS, Aimoré de São Leopoldo-RS, Tiradentes-PA e encerrou a carreira no Vila Nova, de Castanhal, no Pará.

Fonte: GloboEsporte.Com

Eu e Bira, em um encontro de trabalho quando ele era administrador do Estádio Zerão, em 2011. Saúde para o amigo artilheiro!

Pego carona na matéria do Rodrigo Juarez para desejar que Bira fique logo bem. O artilheiro era amigo do meu saudoso pai, Zé Penha. Gosto pra caramba do Bira. Tive o prazer de conviver com ele em um período da minha vida, entre 2004 e 2009.

Saúde pra ti, amigo!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *