Com apresentação de projetos sustentáveis, Governo do Amapá realiza I Fórum Estadual de Educação Ambiental

Com o tema: “Educação Ambiental: Sustentabilidade, Territórios e suas Dimensões”, o Governo do Amapá deu início, nesta quarta-feira, 14, ao I Fórum Estadual de Educação Ambiental. O evento, no museu Sacaca, faz parte da programação do Junho Verde 2023, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O objetivo do encontro é criar um espaço permanente de diálogos e troca de conhecimentos, a fim de compreender o cenário atual da educação voltada ao meio ambiente, em nível nacional e estadual, para o fortalecimento e a valorização, com reconhecimento da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) do Amapá.

O evento idealizado pela comissão, que além da Sema reúne a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), inclui ações educacionais através de palestras, rodas de conversas e apresentações de projetos sustentáveis.

Durante os dois dias, atividades estão sendo desenvolvidas em busca da sensibilização da sociedade para a importância do conhecimento que desenvolva o respeito ao meio ambiente.

Airá Santana, coordenador de educação ambiental da Sema, destacou que o debate é importante, pois reúne representantes de diversos setores responsáveis pela construção do conhecimento, informação, transparência e cidadania.

“Teremos no mesmo ambiente, representantes de secretarias de governo, Tribunal de Contas, Ministério Público, Conselho de Educação, sociedade civil organizada, comunidade em geral, professores, alunos, todos com direito de expor suas ideias e opiniões”, disse Airá.

O fórum segue nesta quinta-feira, 15, com debates sobre o tema: Educação Ambiental como Princípio da Ação Política dos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais. Também haverá apresentação dos projetos sustentáveis: Lixo Zero e Rio Amazonas, Limpo e Saudável.

Junho Verde 2023

Com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’, o Junho Verde 2023 traz ações para envolver os amapaenses no debate sobre as questões ambientais, estimulando a reflexão sobre a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento sustentável.

A programação segue até o dia 29 de junho, com blitz ambientais, distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e mutirão de limpeza na APA do Curiaú, entre outras atividades.

Texto: Cristiane Nascimento
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *