Com atendimentos voltados à saúde da família, prefeitura reinaugurará UBS Pacoval nesta terça, 7

A Prefeitura de Macapá reinaugurará nesta terça-feira, 7, a UBS Pacoval. A reforma, que teve início em 2018, foi feita com recurso de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Município, permitindo adaptar toda a unidade, modernizar a estrutura e garantir acessibilidade, passando a contar com recepção, farmácia, três consultórios, salas de vacinação e de coleta de PCCU, gabinete odontológico, administração, copa e banheiros.

Além da reestruturação física, os atendimentos feitos na unidade também passam por modificações, tendo como foco os desempenhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s), atribuindo maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população da área de abrangência. Com modelo mais resolutivo, a unidade irá executar uma série de atividades individuais e coletivas que precisam ser promovidas e fomentadas pelas ESF’s em conjunto com a comunidade.

Na UBS, três equipes multiprofissionais serão responsáveis por uma assistência integral, contínua e de qualidade, capaz de assistir aos problemas de saúde mais comuns, por meio de processos educativos, que promovam a saúde e previnam doenças em geral na própria unidade e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas. Desta forma, apenas uma pequena parte dos casos precise ser encaminhada para serviços mais especializados em outras unidades de referência, como a UBS Perpétuo Socorro. E, mesmo nesses casos, não perdendo de vista o usuário, responsabilizando-se pelas “referências” necessárias, discutindo os casos e recebendo-os de volta, na “contra referência”, para continuar atuando no nível dos cuidados básicos.

Serviço:

Data: 07/01 (terça-feira)
Hora: 9h
Local: UBS Pacoval
Endereço: Rua General Rondon, nº 225, Laguinho

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *