Com baixa no estoque, Hemoap convoca urgentemente doadores de todos os tipos sanguíneo

Familiares de pacientes internados com Covid-19 estão sendo convocados para doar sangue – Foto: Maksuel Martins

Por Karla Santos

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca urgentemente doadores cadastrados e voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os doadores com tipagem O+, O- e A- que, atualmente, estão em baixa no estoque do hemocentro.

A queda no abastecimento é observada desde o início da pandemia. A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, explica que a baixa na captação de bolsas de sangue reflete no abastecimento das unidades hospitalares, principalmente no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), que está sendo o maior consumidor de bolsas de sangue no momento.

Ela ressalta que, normalmente, o Hemoap faz a captação de 70 a 80 bolsas diárias, mas essa semana houve um dia com captação de apenas 20 bolsas de sangue

Para contornar a situação, além de convocar doadores, o hemocentro tem incentivado que os familiares de pacientes internados com covid-19 possam se mobilizar para ajudar no abastecimento.

“É de extrema importância que as pessoas, respeitando todas as medidas de segurança, doem sangue. Convocamos inclusive os familiares de pacientes internados com covid-19 para que possam reforçar doando sangue. Nosso estoque, que já está baixo, pode entrar em situação ainda mais crítica neste final de semana”, alertou a diretora.

Desde o início da pandemia, o Hemoap adotou medidas para garantir a segurança de doadores e funcionários. A triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção para evitar aglomeração e reduzir o tempo de permanência no setor de doação. Além disso, a higienização de portas, maçanetas e corrimões foram reforçadas e todos os servidores que têm contato constante com doadores e pacientes utilizam equipamento de proteção individual.

Critérios para ser doador de sangue

O doador deve ser saudável, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis e os com idade acima de 70 anos só podem doar se forem doadores assíduos. É necessário estar descansado e alimentado antes da doação. A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

O atendimento é por agendamento e por comparecimento espontâneo. A unidade fica localizada na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h. Agendamentos pelo site https://hemoap2.reservio.com/.

Assessoria de comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *