Com CadÚnico, famílias de baixa renda de Macapá têm acesso a tarifa social de energia

Inscrições no CadÚnico acontecem na Casa do Bolsa e nos Cras | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Diariamente, a Prefeitura de Macapá atende a população para efetuar a inscrição no CadÚnico, um programa social do Governo Federal pelo qual o usuário acessa vários serviços e benefícios, como a tarifa social de energia elétrica, que é um desconto na conta de luz. Ele é direcionado às famílias de baixa renda que estão inscritas no programa ou que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O cadastro é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o desconto é dado às famílias com renda inferior a meio salário mínimo. A dedução ocorre de acordo com o consumo mensal, quem tem o limite de até 220 kWh, o que garante redução de 60% na conta de energia. Já quem atinge até 150kWh por mês tem a conta paga integralmente.

A dona de casa, Raimunda Oliveira, de 53 anos, mora há 5 anos no Conjunto Habitacional São José. Ela é mãe de cinco filhos e conta que não sabia como ter acesso a tarifa social de energia.

“Sou cadastrada no CadÚnico há mais de cinco anos e vim procurar informações sobre os descontos de energia e do sorteio de geladeiras. Descobri que já estava dentro do programa com desconto de 60%, mas que se eu economizar um pouquinho mais passo a ter a conta de energia paga. Fiquei feliz de saber e isso vai ajudar muito nas despesas de casa”, diz.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Gracinildo Nunes, no cadastro, além da identificação de cada integrante da família, também são registradas informações sobre a residência, grau de escolaridade, situação de trabalho e renda do usuário.

“É importante que o usuário que se enquadre no perfil exigido e esteja com o CadÚnico atualizado verifique sua situação no guichê de atendimento”, explica o gestor da pasta.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
O requisito principal para efetivar o cadastro é a renda familiar. Os cidadãos que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total para o sustento de todos os dependentes, podem se cadastrar no CadÚnico.

Dona de casa Raimunda Oliveira faz parte do CadÚnico e tem acesso a tarifa social de energia elétrica | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Serviço
Para se cadastrar a pessoa deve procurar a Central Casa do Bolsa ou os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), munida de documentos pessoais e dos integrantes da família como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor.

Casa do Bolsa
Endereço: Rua Leopoldo Machado, nº 2834, no bairro do Trem
Horário: 8h às 18h, sem interrupção no horário de almoço.

Cras Esperança
Endereço: Av. Almirante Barroso, nº 2536, bairro Santa Rita
Horário: das 8h às 14h
Área de abrangência: Nova Esperança; Congós; Novo Buritizal; Cuba de Asfalto; Santa Rita, Alvorada; Conjunto Laurindo Banha, Habitacional Jardim Açucena.

Cras Igualdade
Endereço: Rua Ranolfo de Souza Gato, s/n, bairro Marabaixo, ao lado do Conselho Tutelar da Zona Oeste
Horário: das 8h às 14h
Área de abrangência: Comunidade Lagoa dos Índios; Coração; Goiabal; Cabralzinho; Km 09 (da linha A até a rodoviária); Marabaixo I, II, III e IV; Residencial Cajari; Residencial Amazonas; Residencial Jardim América; Loteamento Irmãos Platon.

Cras Felicidade
Endereço: Av. Coaraci Nunes, nº 903, bairro Central
Horário: das 8h às 14h
Área de abrangência: Beirol; Conjunto Habitacional Mucajá; Conjunto Habitacional São José; Trem; Centro; Buritizal; Santa Inês; Distrito do Bailique (comunidades); Distrito de Carapanantuba (comunidades).

Cras União
Endereço: Rua Hugo Alves Pinto, nº 39, bairro Perpétuo Socorro
Horário: das 8h às 14h
Área de Abrangência: Pacoval; Laguinho; Canal do Jandiá; Perpétuo Socorro; Cidade Nova I e II; Pantanal; Jesus de Nazaré.

Cras Simpatia
Endereço: Av. Joaquim Procópio de Oliveira, nº 1495, bairro Murici
Horário: das 8h às 14h
Área de abrangência: Fazendinha; Vale Verde; Residencial Alfaville; Mini Polo Hortifruti Grabjeiro; Polo Hortifruti Granjeiro; Igarapé da Fortaleza (antes da ponte da Fazendinha); Chefe Clodoaldo; Murici; Apa da Fazendinha.

Cras Alegria
Endereço: Rua Redenção, nº 200, bairro Jardim Marco Zero, dentro do Complexo Macapá Criança
Horário: das 8h às 14h
Área de abrangência: Zerão; Pedrinhas; Universidade; Conjunto da Embrapa; Muca; Jardim Marco Zero; Jardim Equatorial; Araxá; Aturiá.

Alexandra Gomes
Secretaria Municipal de Assistência Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.