Com dois dias de desfiles, 8ª edição do Modamazon é sucesso de público e apresentou inovação e modernidade em coleções de moda

A diretora superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras e o presidente do Conselho Deliberativo do Estadual do Sebrae, em exercício, Jurandil Juarez, receberam a primeira-dama do estado, Priscila Flores; secretária de estado da cultura (Secult), Clícia Di Micelli, os criadores de moda e público geral, na 8ª edição do Modamazon. O objetivo foi integrar moda, artesanato, sustentabilidade e cultura para fortalecer a economia criativa amapaense. O desfile ocorreu na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, no último sábado (15) e domingo (16), das 19h às 22h.

Sebrae

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, pontuou a importância de impulsionar iniciativas como o Modamazon, que abordam a sustentabilidade e inovação no setor da moda, promovendo visibilidade para o trabalho de artesãos, ateliês, criadores, designers e de todo o segmento cultural que participou do evento.

“Gostaria de parabenizar todos os coletivos de moda, de artesanato e de biojóias, por um longo trabalho de criação com uma coleção inspirada no Rio Amazonas, na ciência, no trabalho do IEPA, o Modamazon é um trabalho que orgulha muito o Sebrae. No Amapá, nós temos um estilista e designer famoso nacionalmente e internacionalmente, o Ruy dos Anjos, e isso mostra que todos podem alcançar isso, pois todos os presentes que estão aqui ou que possuem ligação com moda, são pessoas que estudam muito e que trabalham muito para crescer no setor”, disse a superintendente Alcilene Cavalcante.

Segundo o presidente do Conselho do Sebrae, em exercício, Jurandil Juarez, o Sebrae tem o papel de incentivar e instigar a criatividade dos pequenos e microempreendedores. “Essa edição do Modamazon demonstra que a moda do Amapá, junto com outros setores que estamos atuando, está crescendo e mostrando um grande potencial. São criações muito bonitas, são criações que aderem o conceito do que é a Amazônia e do que é o Amapá na moda. O Sebrae tem muitos objetivos, mas um deles, que é fundamental, é promover a união e a força entre aqueles que são assistidos pelo nosso corpo técnico. É um sistema nacional e de excelência e que reproduz essa excelência aqui no Amapá”, declarou o presidente em exercício, Jurandil Juarez.

Para a coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Kamila Merle, eventos como o Modamazon são essenciais para o setor da moda. “Eventos como esses são muito importantes para os pequenos negócios de moda, pois celebram a fusão entre a natureza e a criatividade. O desfile e as coleções destacam a bioeconomia e a sustentabilidade, promovem o design autoral e a responsabilidade ambiental, valorizando nossos recursos naturais e impulsionando a identidade na moda.”, conta Kamila Merle.

IEPA

Com o tema ‘Rio Amazonas, que nos banha e inspira’, os criadores e coletivos de moda participaram de capacitações para conhecer mais o Rio Amazonas, ministradas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais aplicado a Ecossistemas Aquáticos (IEPA/LASA).

A diretora do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais aplicado a Ecossistemas Aquáticos (IEPA-LASA), Valdenira Ferreira, destacou a relação entre ciência, conhecimento e moda no desfile.

 

“O tema dessa edição do Modamazon foi um tema muito feliz, pois remete ao Rio Amazonas. É importante lembrar que esse rio vem das montanhas, atravessando o norte da América do Sul até chegar no nosso estado. É um rio que não está sozinho, junto com ele temos a influência do mar, representado no sobe e desce da maré, e Macapá tem esse diferencial, que é justamente estar na foz desse rio-mar. Eu estou muito emocionada em participar e prestigiar o evento, espero que possamos nos banhar e nos inspirar nas coleções apresentadas”, expôs a diretora do IEPA-LASA, Valdenira Ferreira.

Empresas

Na 8ª edição do Modamazon, 16 marcas participaram da apresentação de coleções que contextualizaram o tema, entre eles; Driko Peixoto Underwear – Vestuário masculino e moda praia; Ateliê Irene Gama – Vestuário Feminino e moda casual; Camapu – Vestuário masculino e moda casual; Leilane Isacksson – Vestuário feminino e moda masculina; Ateliê Ronny Alencar – Vestuário feminino e moda festa; Stylu Afro – Vestuário Masculino e moda afro; Crioula – Vestuário Feminino e moda em crochê; St Amazon – Vestuário feminino e moda casual; Coletivo Arte Mapige – Vestuário feminino e Biojoias; Patricinha Nega linda – Vestuário masculino e biojóias; Edna Carvalho – Acessórios biojóias e moda casual; Japu – Acessórios bolsas e moda casual; Coletivo Crochê Bio – Vestuário feminino e moda em crochê; Karina Guedes Crochê Design – vestuário feminino e moda em crochê; Coletivo Calçoene – vestuário masculino e feminino e, Empório Valesca Cardoso – vestuário masculino e feminino.

Showroom

A programação do Modamazon contou com dois dias de exposição de 14 empresas do segmento vestuário e duas (2) empresas de acessórios. O Showroom de Moda Autoral possuiu uma característica comercial, com a prospecção de negócios entre os criadores de moda autoral, o comércio varejista do ecossistema da moda e empresas da cadeia do turismo.

Modamazon

O Showroom de Moda Autoral e a 8ª edição do Modamazon, é coordenado no Sebrae pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços (UAC-CS), Vânia Chermont e pela analista de negócios do Sebrae, Francinne Bacelar.

Desfile

Prestigiaram os dois de desfile Modamazon, o secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Estado (SETE), Ezequias Costa; gestora estadual da moda no Sebrae Roraima (RR), Delma Andrade; chefe do Laboratório de Sensonriamento Remoto e Análises Espaciais Aplicado a Ecossistemas Aquáticos (Lasa), Valdenira Santos; ator da Rede Globo, Ivamar dos Santos (Novela Amor Perfeito); idealizador e coordenador do Modamazon, Driko Peixoto; representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Amapá), Obede Conrado.

Parceiros

A 8ª edição do Modamazon foi uma realização do Sebrae no Amapá e do Coletivo Modamazon, em parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP); Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA); Senador Randolfe Rodrigues; Nathalia Modas; Centro de Dança Alana Lins; Casa das Makes; Stage 3; Claro; e DEC Digital.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Amapá
Contato: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *