Com dois dias de programação, Calçoene celebra 65 anos com apoio do Governo do Amapá

O município banhado pelo Oceano Atlântico e conhecido pelo Parque Arqueológico do Solstício, Calçoene celebra 65 anos de criação na próxima quinta-feira, 25. Com o apoio do Governo do Amapá, a cidade ganhará dois dias de programação artística e cultural, que já inicia nesta quarta-feira, 24.

Haverá feiras de artesanato e do agricultor para fomentar a economia criativa dos pequenos empreendedores, além de comercialização de bebidas e comidas e shows artísticos. Na quinta, o aniversário do município será celebrado ao som da aparelhagem “Búfalo do Marajó”.

O evento é uma realização da Prefeitura de Calçoene e conta com apoio do Governo do Estado, que garantiu estrutura completa além de disponibilidade de 20 tendas para os empreendedores locais. A parceria é coordenada pelas secretarias da Cultura (Secult), Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Desenvolvimento Rural (SDR).

Calçoene

Criado pela Lei Federal nº 3.055, de 22 de dezembro de 1956, o município de Calçoene está localizado na região centro-nordeste do estado, distante cerca de 356 quilômetros de Macapá, com acesso pela BR-156 e também por via marítima.

A população calçoenense é estimada em pouco mais de 10,5 mil habitantes. A área do município é de 14.333 km², fazendo limite ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com os municípios de Amapá e Pracuúba, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Oiapoque e Serra do Navio.

Em 16 de abril de 1903 foi criado o Distrito de Calçoene, com jurisdição no então município de Montenegro (antigo nome do município de Amapá). Em 23 de maio de 1945, Calçoene é elevada a vila e, em 1956, recebe o título de cidade.

Confira a programação de 65 anos de Calçoene:

Quarta-feira, 24

Ciclismo
Local: entrada da cidade
Horário: 15h
Corrida Kids
Local: entrada da cidade
Horário: 17h
Programação gospel
Local: Mercado Municipal de Calçoene
Horário: 18h
Quinta-feira, 25

Corrida rústica
Local: entrada da cidade
Horário: 5h30
Feira do Agricultor e Artesanato
Local: Mercado Municipal de Calçoene
Horário: 8h
Final do campeonato de futebol
Local: Estádio Felipão
Horário: 9h
Ato ecumênico, apresentações culturais, entrega de premiações e corte do bolo
Local: Mercado Municipal de Calçoene
Horário: 16h
Programação cultural com artistas locais
Local: Mercado Municipal de Calçoene
Horário: 20h
Búfalo do Marajó
Local: Mercado Municipal de Calçoene
Horário: 21h

Foto: Rafael Aleixo/G1 AP
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *