Com novo olhar sobre saúde Ijoma inaugura centro de prevenção de câncer

whatsapp-image-2016-09-20-at-20-19-34

Por Graça Penafort

O centro se insere no novo conceito do instituto, que consiste em trabalhar a educação, valorização, promoção da vida e prevenção do câncer, a partir da alteração de sua razão social, decidida na assembleia geral de seus membros em agosto deste ano. Por conseguinte, o Instituto do Câncer Joel Magalhães passou a ser Instituto de Prevenção de Câncer Joel Magalhães – Ijoma.

Após dois anos de construção, com o apoio da comunidade e de empresários, o Ijoma inaugura, no dia 27, o Centro de Referência em Prevenção Maria Casiana e o Auditório César Bernardo. Uma celebração eucarística, presidida por padre Paulo Roberto Matias, presidente da entidade, marca a abertura da Capela São Lucas, no antigo prédio, e o início da programação às 7 horas.

O centro se insere no novo conceito do instituto, que consiste em trabalhar a educação, valorização, promoção da vida e prevenção do câncer, a partir da alteração de sua razão social, decidida na assembleia geral de seus membros em agosto deste ano. Por conseguinte, o Instituto do Câncer Joel Magalhães passou a ser Instituto de Prevenção de Câncer Joel Magalhães – Ijoma.

whatsapp-image-2016-09-20-at-20-19-36

No relatório Câncer no Mundo 2014, elaborado com a participação de 250 cientistas de 40 países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a necessidade urgente de medidas de prevenção do câncer. Essa também é a orientação do Ministério da Saúde.

Seguindo essa perspectiva, o Hospital de Barretos nos sugeriu focarmos na prevenção e nós acatamos. Sem a prevenção, a tendência é só aumentar o número de casos de câncer”, destacou o presidente do Ijoma.

O novo prédio possui uma ampla recepção, onde acomodará 100 pessoas sentadas; oito consultórios médicos, duas salas para os psicólogos, uma para atendimento jurídico, dois consultórios odontológicos, um laboratório de análises clínicas, uma sala para treinamento, uma para administração, uma para a diretoria e outra para reunião, um apartamento e um auditório destinado às palestras, encontros, cursos e outros eventos, com capacidade para 90 pessoas.

Homenageados

Com um clima festivo, o Ijoma homenageia duas pessoas de relevância na sociedade amapaense. O centro receberá o nome de Maria Casiana Dominguez Nunez – mãe de Jaime Nunes, um dos maiores benfeitores do instituto -. Ela nasceu na Espanha e veio com o marido para o Amapá. Morreu em 1981, vítima de câncer.

whatsapp-image-2016-09-23-at-18-27-57-169x300Escolhemos Maria Casiana, levando em conta ser ela uma pioneira do comércio no Amapá, uma pessoa que fez parte da luta contra o câncer no Amapá, fez parte da história do Amapá”, explicou padre Paulo.

Outro homenageado é o professor, radialista, escritor e membro fundador do Ijoma, César Bernardo de Souza. Ele é engajado na luta por melhores condições de tratamento às vítimas do câncer, embora pessoalmente tenha um duelo constante contra a doença. Seu nome marcará o auditório.

Programação

Além da inauguração do centro às 8h20 e do auditório às 9 horas, haverá um momento lúdico para o pequeninos com a presença de palhaços, distribuição de bombons, pipocas, brinquedos a partir das 11 horas, na quadra social do Ijoma. Ao meio-dia será servida a macarronada. “Qualquer criança pode participar”, afirma padre.

whatsapp-image-2016-09-23-at-18-28-00-1024x576

Voluntariado e compromisso da comunidade

Hoje, o Ijoma atende a todos os interessados em fazer diagnóstico precoce e prevenção. Mais de 60 pessoas, por semana, buscam os vários serviços oferecidos, entre eles, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero e prevenção do câncer de próstata. Esses serviços são 100% custeados por recursos advindos de doações da comunidade.

Para acolher a demanda, o instituto conta com nove funcionários e mais de 30 voluntários, entre dentistas, psicólogos, fisioterapeuta, massoterapeutas, advogados, pedagogos, nutricionista, assistentes sociais, psiquiatra pediatra, mastologista, clínico geral.

Fonte: Diário do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *