Com o objetivo de evoluir a administração pública no Amapá, 1ª noite do II Fórum de Boas Práticas é sucesso de público

IMG_3192 cópia

Nesta terça-feira (24), ocorreu a primeira noite do II Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O evento, realizado no Plenário e Auditório do TRE-AP, e simultaneamente por meio de telão, atraiu grande público. Mais de 600 pessoas assistiram palestras de especialistas sobre “Gestão de Pessoas”, tema do encontro.

O Seminário, realizado em parceria com várias outras instituições, foi aberto pelo presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork. O objetivo do encontro é coletivizar experiências que podem ser implementadas com resultados positivos nos órgãos que não possuem tais metodologias. A abertura contou com exposição artística, execução do Hino Nacional Brasileiro por crianças e adolescentes do grupo “Som do Coração” da Escola Goiás, da comunidade do Coração, e apresentação da cantora Silmara Lobato.

Na ocasião, o presidente do TRE Amapá, Desembargador Carlos Tork, agradeceu o público presente e parceiros do Fórum e ressaltou a importância do diálogo institucional, interação e compartilhamento de boas práticas que rendem resultados positivos.

Parceiros

O II Fórum de Boas Práticas na Administração é uma realização do TRE, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Governo do Estado do Amapá, Prefeitura de Macapá, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas da União, Universidade Federal do Amapá, 34ª Batalhão de Infantaria de Selva e Associação dos Municípios do Estado do Amapá.

Participaram do evento o Controlador-Geral do Estado, Dr. Otnir Alencar, que representou o governador do Amapá, Waldez Góes; deputado Paulo Lemos, representando do Parlamento Estadual; o juiz de Direito, João Matos Júnior, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini; o Procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, Dr. Ricardo Negrini; Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, Dr. Roberto Álvares; a Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço; a Reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane Superti; o auditor Federal do Controle Externo, Edilson Guedes, que representou o Tribunal de Contas da União.

IMG_3195

Palestras

A primeira palestra da noite com o tema “Visão Moderna da Gestão de Pessoas na Administração Pública”, foi proferida pela Coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca Pirangi. Durante sua explanação, a palestrante afirmou que a principal tendência para a evolução da administração pública é o design organizacional e liderança, já que é necessário ter gestores com capacidade de atrair pessoas, inspirar e reter talentos.

A segunda palestra da noite com o tema “Gestão por Competência” foi proferida pelo Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TRE/AP, Marcílio Lira Souza Filho. Ele apresentou ao público as etapas da implantação da gestão por competência no TRE Amapá. De acordo com Marcílio Lyra, o monitoramento das competências é necessário porque promove a consciência do servidor em relação ao seu trabalho. O especialista explicou ainda que com esse tipo de experiência e inovações, a Justiça Eleitoral adquiriu uma série de benefícios, como economia e melhora da prestação de serviço com a implantação dessa prática.

Estiveram presentes diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário Federal e Judiciário Estadual, bem como os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, acadêmicos de Administração, membros da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amapá; Defensoria Pública, imprensa e sociedade civil organizada.

O evento segue nesta quarta-feira (25), a partir das 8h e segue durante o dia todo, até seu encerramento.

Elton Tavares
Fotos: Vandy Ribeiro e Daniel Alves
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *