Com o tema “De Mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Amapá será neste domingo, 1

Com o tema “De Mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, a 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Amapá será neste domingo, 1 de setembro, a partir das 16h, no complexo do Araxá, e finalizará na Praça Zagury, com programação cultural de drags, bandas locais e Dj’s. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macapá e Governo do Estado.

A Parada mais antiga da Região Norte pretende agregar e envolver os jovens do movimento que estão dando uma nova cara na política da diversidade sexual no Amapá. . Os organizadores reforçam que o tema de “Mãos Dadas por um Brasil de todas as cores” vai além da bandeira símbolo do arco íris LGBT. O objetivo também é abraçar as outras causas de segmentos populacionais que estão sendo ameaçados pela postura conservadora do novo governo. Como, por exemplo, as mulheres, os indígenas e o povo negro.

De todas as cores é o desejo de reafirmar o debate sobre a democracia brasileira e a identidade nacional, que vai além de cantar o hino nas escolas ou saudar a bandeira. Ser brasileiro traz um outro significado, é respeitar a diversidade e pluralidade do povo brasileiro.

Foto: Max Renê

“O evento pretende se reformular, com uma cara mais jovial e também enfrentar as novas demandas da população LGBT no Amapá. Justamente, em um momento de um avanço conservador que tem ameaçado os direitos conquistados por segmento populacional no Brasil. O tema foi escolhido por refletir o atual momento político do país. Nós LGBT’S também somos brasileiros e devemos ter os nossos direitos fundamentais e constitucionais garantidos pelo Estado Brasileiro”, frisou Coordenador Geral da 19ª Parada do Orgulho LGBT do Amapá e presidente do Conselho Estadual LGBT, André Lopes.

Em 2018, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas, que se uniram e coloriram a orla de Macapá para celebrar o amor, a diversidade, a resistência e a luta na 18ª Parada do Orgulho LGBT. Em 2019, a organização quer sensibilizar mais pessoas a participarem.

Confira a programação que antecede a Parada LGBT + do Amapá

Após a XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá, ocorre a “Pós-Parada”. Neste ano, o Premiado Empreendimento LGBT Brilho de Fogo – Domingayra Prime realizará mais uma vez essa tradicional festa, em sua edição intitulada “Depois do Neon”, na sede da SEINF.

Lilian Monteiro
Assessora de Comunicação da 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Amapá
Contato: 99903-5888

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *