Combate à tuberculose: prefeitura leva Educação em Saúde a diferentes locais de Macapá

pmm1

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Macapá está realizando ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em diversos pontos da capital. Na última terça-feira, 24, os profissionais da Saúde, em parceria com os acadêmicos do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Brasil Norte (Fabran), estiveram no aeroporto para orientar a população sobre os sintomas e a importância da prevenção da doença.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Sandra Elisa, enfatizou o objetivo ao disseminar informação em diferentes lugares de Macapá. “Escolhemos o aeroporto, por exemplo, pelo acesso fácil, pois aqui é porta de entrada e saída das pessoas no nosso estado, e o nosso objetivo é este: levar informação ao maior número de pessoas, para que elas entendam que a tuberculose tem cura e que devem procurar uma Unidade de Saúde, caso apresentem algum sintoma”, disse Sandra.

A ação também aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, no terminal rodoviário, e à tarde ocorrerá em um shopping da zona sul de Macapá. Nas UBS’s a programação se estenderá até sexta-feira, 27, com palestras de Educação em Saúde, busca ativa de casos suspeitos e encaminhamento para realização de exames. A dona de casa Elaine Martins achou muito boa a iniciativa. “Meu tio já teve tuberculose, e na época existia muito preconceito, porque a doença não tinha tratamento. Por isso, acho muito importante esse tipo de orientação, para que as pessoas saibam como podem se tratar”, disse.

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contatos: 9 8802-8647 / 9 9135-6508
Foto: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *