Comissão da UNIFAP entrega 60 protetores faciais para combate à COVID-19 em Macapá

Os protetores foram produzidos pelos voluntários dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Matemática da UNIFAP. Foto: Divulgação

A Comissão formada por professores e alunos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) fez a entrega de 60 protetores faciais do tipo ‘Face Shield’, ao secretário de saúde do de Macapá, Elden Lage, na manhã da quarta-feira, 15 de abril. As máscaras irão auxiliar os trabalhos dos profissionais de saúde que atuam nos atendimentos da pandemia do COVID-19. Além da Prefeitura de Macapá (PMM), diversas unidades de saúde do Estado do Amapá solicitaram os equipamentos (EPIs) à reitoria da instituição. A UNIFAP já mantém com o Município ‘Acordo de Cooperação Técnica para a execução do projeto “Macapá 300 Anos”.

A produção dos protetores é executada por 14 alunos voluntários dos cursos de Engenharia Elétrica, Física, Matemática e Ciência da Computação, sob a supervisão e coordenação de docentes.

Profª. Drª. Cristina Baddini acompanha a produção das EPI´s. Foto: Divulgação

A vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Profª. Drª. Cristina Baddini, informou que a meta é produzir 60 protetores por semana para atender a demanda. “Vamos continuar os trabalhos com três impressoras: uma do curso de Matemática, outra da Engenharia Elétrica é uma terceira cedida pelo Prof. Dr. Victor Montero Del Aguila Vitor, do curso de Física. Por meio da reitoria, estamos em busca para obter mais impressoras e, assim, aumentar nossa produção, além de iniciar a adaptação de máscaras de mergulho”, explicou Baddini.

Composição da equipe

O projeto é uma iniciativa de professores da UNIFAP, após identificarem que o Amapá teria problemas de escassez de EPI´s para médicos, enfermeiros e agentes de segurança, assim como equipamentos de saúde para os pacientes com quadros mais graves do Coronavírus. Baddini lembra que os docentes foram contatados pelo reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, que mostrou a mesma preocupação e se dispôs a formatar um grupo de apoio ao combate à pandemia na Universidade.

Foto: Divulgação

Integrantes

Pela Portaria nº 0577-2020, a Comissão é formada pelos integrantes: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quarema Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.

Assessoria de comunicação da Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *