Comissão Gestora de Responsabilidade Socioambiental do TJAP define Metas para 1º Semestre de 2024

Em reunião realizada na sexta-feira (23), na sede do Poder Judiciário, foi debatida a abertura dos trabalhos da Comissão Gestora de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que definiu metas para 1º Semestre de 2024. O encontro foi conduzido pelo presidente do grupo de trabalho, desembargador (decano) Gilberto Pinheiro, com participação da juíza auxiliar da Presidência, Marina Lustosa (de forma on-line) e da titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, juíza Alaíde de Paula (ambas magistradas que integram a comissão) e servidores do TJAP.

Entre as ações alinhadas pela Comissão estão: coleta seletiva de lixo, redução do uso de copos descartáveis de papel nas unidades do judiciário (com proposta de economia e reciclagem), promoção de palestras de conscientização nas escolas sobre a importância de preservar o meio ambiente, diminuição de materiais que possam poluir o meio ambiente em reuniões e ações itinerantes, implementar projeto de hortas em instituições de ensino, entre outras medidas de sustentabilidade.

Foi discutida a possibilidade da realização de um evento para tratar do clima, água, reciclagem, entre outros temas ligados ao Meio Ambiente; fomentar e elaborar projeto para redução do consumo de energia do Poder Judiciário do Amapá; promover um Termo de Cooperação entre a Universidade Federal do Amapá, Município de Macapá e TJAP, com a finalidade do descarte ecologicamente coreto dos resíduos sólidos eletrônicos. Também definida, em 15 dias úteis, a análise de pareceres nos Processos Administrativos para adequação aos critérios das metas Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente da Comissão enfatizou que fazer projetos e ações voltados ao meio ambiente é essencial.

“Na Amazônia, deveríamos ter uma matéria obrigatória, que é capacitar pessoas para cuidar do meio ambiente. Pretendemos trabalhar a educação ambiental nas escolas, para que eduquemos nossas crianças e jovens para essa conscientização e responsabilidade”, destacou o desembargador Gilberto Pinheiro.

Presentes na reunião o gestor do Núcleo Sustentabilidade do TJAP, servidor Márcio Jaime. E os secretários do Poder Judiciário de Gestão de Pessoas; Kátia Milena; de Gestão Administrativa, Edvaldo dos Santos; de Infraestrutura, Márcio Alcântara; de Estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Genner Moreira; de Gestão Processual Eletrônica, Adelson Marques e de Contratações e Convênios, Tássia Freira. E o coordenador de Gestão e Avaliação de Competências, Alessandro Domont.

– Macapá, 26 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Serginho Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *