Como dormir com esse barulho? – Crônica de Ronaldo Rodrigues

Crônica de Ronaldo Rodrigues

Como dormir com essa torneira pingando, pingando, pingando pela madrugada adentro, afora, além? Mesmo que essa torneira esteja a mais de oito quarteirões da minha casa, do meu quarto, da minha cama, sempre que estou pegando no sono o pingo pinga, a gota goteja e leva para bem longe a minha ilusão de conseguir dormir um pouco, um pouquinho só, quase nada.

Como dormir com essa criança chorando do outro lado mundo? Pode ser num lugar que esteja em guerra e essa criança chore de medo, de fome. Pode ser que essa criança chore apenas de dengo, só quer chamar a atenção dos pais e, de quebra, chamar a minha atenção me impedindo de dormir. Como saber se posso fazer alguma coisa para ajudar essa criança a parar de chorar? A minha vontade é que criança alguma em qualquer lugar do mundo tenha motivos para chorar, mas neste momento eu nada posso fazer, já que algo que poderia estar ao meu alcance, o sono, está tão longe de mim e me deixa assim, preocupado com as crianças que choram no mundo.

Como dormir com esses passos das pessoas insones? Indo e vindo pelos seus quartos, essas pessoas caminham e caminham e caminham em busca de um pouquinho de sono, um breve momento em que possam fechar seus olhos e gozar da dádiva de alguns minutos de sono tranquilo e profundo.

Como dormir com essas ameaças de explosões que ocorrem no mundo? As explosões, propriamente ditas, as que são reais, que chegam de todos os lados trazendo sobressalto, atropelo, ferimento e morte. E as ameaças de explosões de bombas atômicas e lançamentos de mísseis que os homens estúpidos e poderosos do mundo bradam na televisão e que podem dizimar grande parte da população?

Como dormir com essas maquinações de tantos grupos que lutam pelo poder? Poder que pode ser tomado à força ou por vias eleitorais fraudulentas. Poder que pode me calar e me fazer vagar sem conseguir dormir o restante dos meus dias.

Como dormir com esse perigo iminente do aquecimento global que há muito tempo deixou de ser possibilidade e passou a ser realidade? Realidade ignorada apenas por quem pode fazer alguma coisa para que as consequências sejam menos desastrosas.

Como dormir com a certeza de que o mal está na esquina mais próxima esperando alguém distraído para lhe cair em cima e roubar a bolsa, o celular, a vida?

Mas as horas avançam e tenho compromisso pela manhã. Preciso tomar uma decisão, então me entupo de comprimidos para dormir e deixo todas essas questões para a próxima noite. Boa noite para quem conseguir dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *