Conexão Aquarela: Unesco premia escola amapaense

01db144526716df630e705de85c35be7_L

A escola Conexão Aquarela foi premiada com a certificação de membro do Programa das Escolas Associadas (PEA/UNESCO). A solenidade de descerramento da placa simbólica ocorreu na última quinta-feira (5).

O Programa PEA/Unesco está presente em mais de 180 países, tem como principal objetivo manter a interligação de escolas que trabalhem com a ideologia de cultura e paz, além de exercitar a consciência de cidadania.

A partir disso, projetos de alunos amapaenses serão avaliados pela Unesco, terão visibilidade mundial, e poderão ser elencados dentro da estratégia global da instituição. O prêmio é o quarto da região norte e o primeiro do Amapá, em meio à apenas 300 em todo Brasil, entre instituições públicas e privadas.

Com a certificação, a escola é considerada pela instituição global como uma frente de formação de caráter humanista, com projetos que visam formar os alunos para a sociedade, para o bem comum, de acordo com a principal frente de trabalho da Unesco: a cidadania da paz.

Nos 24 anos de existência, a escola desenvolveu projetos de cunho humanístico, bem como o responsável pela certificação, o projeto Feira da Cultura – Conexão Por Um Mundo Melhor, realizada no ano de 2013 teve como principal frente à doação.

12227080_934209320020654_794475241348805637_n

“Doar não é só doar objetos. É doar cultura, doar atenção, doar boas intenções”, explicou Eliane Verde, diretora e fundadora da escola Conexão Aquarela.

Dentro desse projeto os alunos promoveram campanhas de arrecadação de livros para doar na penitenciária local, brinquedos confeccionados por eles e doados à entidades filantrópicas, campanhas de doação de sangue, entre outras iniciativas.

Eliane ressalta ainda que a educação no estado ganha um grande subsídio com este acontecimento: “Esse prêmio tem um grande peso para nós como sociedade amapaense. Nós vamos ganhar informação, a oportunidade de levar alunos e professores à intercâmbios pelo mundo, conhecer outros projetos, trocar experiências com outras escolas, outras realidades”.

Luiza Nobre, aluna há 15 anos da referida escola, prestes a formar-se no ensino médio, orgulha-se de ser a embaixadora do projeto. “Além de nos permitir o contato com outras realidades, esse projeto é importante para mim como pessoa e para a minha formação profissional também. É muito bom ver que todo o investimento e nossa dedicação estão sendo reconhecidos”, afirmou.

As atividades globais da Unesco também serão realizadas pelo colégio, beneficiando não só a comunidade escolar, mas também à toda a sociedade amapaense. A partir de agora, a escola deverá realizar no mínimo um projeto por ano para que seja avaliado pela instituição.

Fonte: Jornal do Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *