Confraria Tucuju comemora 256 de Macapá com programação no dia 4 de fevereiro


A Confraria Tucuju festeja pelo 17º ano consecutivo o aniversário da cidade de Macapá, que completa 256 anos. O tema deste ano é “Macapá, a Cidade Joia da Amazônia”, frase criada há anos pelo radialista Jota Ney, morador do centro, onde a cidade começou a se desenvolver. A programação da entidade acontece no dia 4, quando oficialmente foi criada a Vila de São José de Macapá, em 1758. A festa culmina com o encerramento dos festejos promovidos pelos parceiros da Confraria, Governo do Estado e Prefeitura de Macapá.    

A presidente Telma Duarte, confrades e colaboradores da Confraria, organizam a programação que inclui missa, hasteamento de bandeiras, pronunciamento de autoridades, encontro das bandeiras de marabaixo, parabéns, corte do bolo de 50 metros, encontro de pioneiros, almoço, shows musicais, apresentações de grupos de marabaixo e escolas de samba, e encerramento com show pirotécnico. Toda a programação acontece no Centro Histórico da Cidade, onde estão localizadas a Igreja São José, Biblioteca, Praça Veiga Cabral e Largo dos Inocentes.

“Esta festa iniciou em 1997, um ano após a Confraria ser fundada, quando os pioneiros e moradores se reuniram com um pequeno bolo na frente da Igreja de São José. A festa é uma declaração de amor para a cidade, que a cada ano ganha uma proporção maior, reconhecimento e participantes. É o momento em que os antigos se reúnem com as novas gerações e autoridades para falar de nossa história e festejar a criação da cidade” disse Telma Duarte. De acordo com sua perspectiva, o almoço será servido para 2 mil pessoas da comunidade.

PROGRAMAÇÃO:

07:30 –   Missa em ação de graça na Antiga Catedral de São José
09:00 –   Solenidade cívica com hasteamento de bandeiras, hinos e  fala das  autoridades. Local: Biblioteca Pública,
10:00-   Encontro das bandeiras do Marabaixo. Local: Frente da Igreja São José
10:30 –   Parabéns à cidade de Macapá com corte e distribuição do bolo aos representantes de bairros e populares. Local: Av. Mário Cruz,
13:00 –   Feijoada Tucuju servida para a comunidade. Local: Av: Mário Cruz
14:00 –   Encontro dos Pioneiros. Local: Largo dos Inocentes,
15:00-    Show musical com artistas, grupos de Marabaixo e Escolas de Samba amapaenses. Local: Largo dos Inocentes,
19:00 –   Encerramento com fogos de artifícios. Local: Largo dos Inocentes.
Texto: Mariléia Maciel
Fotos: Márcia do Carmo
Assessoria de Comunicação- Confraria Tucuju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *