Congresso Científico Macapá 300 Anos tem previsão para dezembro e ganha mais um GT sobre Covid-19

O 1º Congresso Científico Macapá 300 Anos tem previsão para ocorrer nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, que pode ser de forma presencial ou virtual, como seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo (webinar), dependendo da situação em que se encontrará a pandemia. Com o objetivo de coletar e divulgar estudos de vários temas no âmbito do Município de Macapá, nesta 1ª edição o tema se volta para a discussão sobre “Macapá de hoje e a Macapá de amanhã”.

Devido ao momento que o município está enfrentando a pandemia, foi criado um novo Grupo de Trabalho (GT5), sobre: “Efeitos da Covid-19 na Macapá de hoje e do futuro – Os efeitos do Covid-19 nas atividades afins do município, aspectos epidemiológicos, as estratégias preventivas e de assistência aos munícipes, demais aspectos da gestão relacionados ao enfrentamento do novo Coronavírus, assim como os efeitos sociais, econômicos, culturais e outros possíveis efeitos na Macapá de hoje e do futuro”.

O assunto também possui vários subtemas que podem ser abordados, como efeitos sociais e econômicos, impactos culturais, estratégias preventivas, atendimento assistencial público e/ou privado de enfrentamento da Covid-19, protocolos de manejo clínico do Coronavírus em Macapá, aspectos epidemiológicos do vírus, atos normativos municipais relacionados à doença e a transparência nesse período de pandemia. A data de submissão de artigos para o GT5 vai até o dia 24 de julho de 2020.

De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Mendes, foi acrescentado o novo GT devido à importância de discutir esse momento atual que o município vive no enfrentamento da Covid-19. “O congresso já possui mais de 400 inscritos, com 65 artigos apresentados. Esse novo GT é uma forma de consolidar os estudos científicos que foram ou estão sendo produzidos sobre a pandemia em Macapá. Precisávamos também destacar esse momento ímpar que vivemos”, informa.

O evento é uma realização da Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação, dentro do Projeto Macapá 300 Anos.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação

  • E os demais Gt. Por que não divulgam???? Qual a ementa do GT_5. Quando fala dos impactos sociais do Corona Vírus no que diz respeito à cultura. No que diz respeito ao projeto de políticas culturais no período de quarentena? O flat do evento menciona o número de inscritos para apresentação de trabalhos, porém, não menciona nada sobre os demais GTs e, muito menos dá melhores informações sobre um evento cuja inscrição para submissão de artigos encerra!_se em 30 de julho agora. Não falam se haverá publicação de ANAIS dos artigos apresentados. Bem complicado isso. Depois, há quem reclame (muita gente reclama) que a gente só pública e só participa de eventos científicos fora do Amapá. Ora……
    Por que será????

    • Prezada Claudete,
      Agradecemos seu comentário e esclarecemos que o 1º Congresso Científico Macapá 300 anos era para ter ocorrido em maio do corrente ano e antes das suspensões decorrentes da pandemia o Congresso já contava com 417 inscritos e 67 artigos submetidos para os 4 GT’s inicialmente criados. As submissões de artigos já estavam encerradas em processo de avaliação. Contudo, com a pandemia foi necessário a suspensão da realização do Congresso que agora está previsto para ocorrer no período de 09 a 11 de dezembro de 2020. E diante do cenário de enfrentamento ao COVID-19 à comissão científica deliberou pela criação de um novo GT, intitulado GT 5 – EFEITOS DO COVID-19 NA MACAPÁ DE HOJE E DO FUTURO, o qual tem várias propostas de delimitações de tema. A ementa do referido GT e demais informações de inscrições e submissões de artigos podem ser acompanhadas no link abaixo:

      https://www.even3.com.br/congressomcp300anos/

      Como o evento é um Congresso Científico ele contará com um anais devidamente registrado, assim como, certificado para os participantes ouvintes e/ou autores.

      Ademais, informamos que os prazos de submissões de artigos aos GT’s 1, 2, 3 e 4 já encerraram. O prazo de submissões para o GT 5 se encerrará no dia 24 de julho de 2020, para o qual existe a possibilidade de prorrogação, o que oportunamente será deliberado pela comissão científica e organizadores do Congresso.

      Ascom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *