Conheça o Parque Amazônico que ocupa 40% da Guiana Francesa

Você sabia que o maior parque nacional da França não está na Europa, mas na região amazônica? Isso mesmo. O Parque Amazônico da Guiana, que faz fronteira com a Amazônia brasileira, pelo Amapá, é uma das maiores áreas protegidas do mundo. Criado no dia 28 de fevereiro de 2007, o parque cobre 3,4 milhões de hectares, ou seja, 40% da Guiana Francesa.

O Parque Amazônico da Guiana é delimitado por dois grandes rios: o Oiapoque (a leste) e o Maroni (a oeste). Ele abriga uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, o que faz dela uma terra de descoberta tanto pela sua flora e fauna como pelas suas culturas indígenas.

A floresta do sul da Guiana Francesa abriga espécies emblemáticas da Amazônia, incluindo onças-pintadas, primatas, lontras, antas, jacarés, sucuris, sapos venenosos, besouros gigantes e borboletas morfo com suas cores metálicas.

No que diz respeito à flora, a natureza corre solta no coração do Parque Amazônico. A floresta é povoada por árvores enormes (mais de 50 metros), cipós vertiginosos e plantas com inflorescências típicas da região.

Fonte: Portal Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *