Consagrados de Pe. Júlio Maria de Lombaerde celebram centenário em missão pelo Amapá

13728409_1245988378787524_263660363_o

Chegaram à Macapá nesta semana, missionários, leigos e consagrados dos estados de Amazonas, Pará, Paraíba, Ceará, Piauí e Minas Gerais. Em missão no Amapá, eles comemoram o Centenário da Congregação das filhas do Coração Imaculado de Maria,da qual fazem parte. Fundada no estado em 1916, pelo Padre Júlio Maria De Lombaerde, a congregação segue o carisma do Amor-Sacrifício expresso na compaixão-misericórdia.

A celebração da missa de envio, presidida pelo padre Estevão Bertoni, na igreja Nossa Senhora da Paz, marcou o início da missão nesta quarta-feira, 20. Em sua homília, ressaltou quais os atos de confiança que os enviados devem seguir na missão. “Primeiro ato de confiança é que Deus nos envia. Eu sou a voz e a palavra é Jesus. A nossa resposta foi sim e por hoje estamos aqui. A segunda confiança está na semente da palavra que foi lançada, há 100 anos pelo Padre Júlio Maria. A terceira confiança está na história da ressurreição. Cabe agora cada um de nós fazermos com que as sementes da palavra dêem frutos e boas obras”.
13820426_1245988265454202_1940213657_n
Para Irmã Maria Rosemir Leal, consagrada há mais de 30 anos como Irmã Cordimariana, este é um momento único de celebração. “A celebração do centenário me emocionou muito. É um privilégio poder participar deste momento que é único, e celebrar com entusiasmo, alegria, esperança, e junto com outros irmãos”, disse. Frade Matheus Garbazza, missionário Sacramentino, mora em Manhumirim, Minas Gerais, cidade onde Padre Júlio passou os últimos 16 anos de vida.

Na congregação há sete anos, se diz muito feliz em estar na terra onde Padre Júlio iniciou sua missão. “Nós nos sentimos muito felizes. Eu venho representando toda congregação. Sentimos que foi aqui que a nossa congregação foi concebida. Para nós esse é um momento de voltarmos as nossas raízes”, falou. Com o tema: “Padre Júlio Maria, servo da misericórdia e o lema: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”, o grupo recebeu momentos de espiritualidade e estudos sobre a realidade da paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
100 ANOS CORDIMARIANOS (7)
A partir desta quinta-feira, 21, até o próximo até o próximo sábado, 23, eles estarão em visita às famílias dos bairros Infraero, Parque dos Buritis, Açaí e Ilha Mirim. “Nós estaremos de casa em casa, visitando as famílias. Independente de religião ou de cultura, nós estaremos fazendo uma visita amiga e depois, de acordo com a realidade de cada casa, nós faremos uma visita especializada, com oração, orientação e formação. Queremos ser esse o abraço da igreja para as pessoas na casa delas”, ressalta Frade Matheus.

A programação encerra no próximo domingo, 24, com as celebrações de encerramento nas comunidades e momento cultural, ao lado da Igreja Santo Expedido, a partir das 19h, localizada na Rua das Bacabas, no bairro Açai.

Márcia Fonseca / Pastoral da Comunicação
Contato: 98139-7609 / 99118/7183

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *