Conscientização sobre o Autismo: TJAP participa do Piquenique Azul, promovido pela AMA

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participou, no domingo (2), do Piquenique Azul, ocorrido ao lado da Fortaleza de São Jose de Macapá. O evento, realizado pela Associação de Pais e Amigos da Pessoa Autista (AMA/AP), foi promovido em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo foi dar conhecimento à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância do diagnóstico precoce e tratamento do TEA.

O encontro integra a Programação Abril Azul da AMA/AP, que conta com a parceria do Poder Judiciário. O TJAP participa por meio da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, coordenada pelo desembargador Carmo Antônio de Souza. Na ocasião, a coordenadoria foi representada pelo titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Macapá, juiz Normandes Sousa.

O engenheiro civil Ângelo Pinheiro, pai de Caio Gabriel, autista de 16 anos de idade, ressaltou a importância do evento. “É preciso ficar alerta, pois poucas pessoas conhecem o TEA. Precisamos de mais políticas públicas voltadas para que a população tenha a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”, pontuou.

A presidente da AMA, Jani Capiberibe, destacou que a data é essencial para a reflexão da sociedade sobre o TEA. “Este é um dia para mostrarmos que existimos e uma data para reivindicarmos, junto ao poder público, melhores condições de atendimentos aos autistas do Amapá”, salientou.

De acordo com o juiz Normandes de Souza, o evento reforça a luta por melhores condições de vida às pessoas com TEA, promove a conscientização e apoia as mulheres e todas as adversidades que elas enfrentam como mães de autistas.

“Estou aqui representando o desembargador Carmo Antônio, pois o apoio da Coordenadoria da Mulher é muito importante, não somente para a criança com TEA, mas também às mulheres mães de autistas”, frisou o juiz Normandes de Sousa.

Eventos realizados em março

A Programação Abril Azul foi iniciada no dia 28 de março com Rodada de Conversa com os pais de autistas realizada na sede da AMA/AP.

No dia seguinte, o desembargador do TJAP, Carmo Antônio de Souza, ministrou palestra durante uma live do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro.

As últimas ações de março do Abril Azul ocorreram no dia 31, com Ação Social na sede da AMA/AP, quando foram disponibilizados serviços à comunidade. Na ocasião, a Coordenadoria Estadual da Mulher participará fez orientações sobre combate à violência doméstica, importunação sexual e divulgação da campanha sinal vermelho.

No mesmo fiz foi realizado um Sarau Cultural, com diversas atividades lúdicas, filmes sobre combate à violência contra mulher, recital de poesias, momento de fala dos órgãos parceiros, realizada na sede da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres.

A programação segue neste mês de abril

Já no dia 14 de abril, a partir das 19h, será realiza uma palestra sobre relacionamento abusivo e violência domestica, para os pais e corpo docente, técnico e administrativo do Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi, no bairro Marabaixo III, na Zona Oeste de Macapá. E, ainda, a serão dadas orientações da campanha Sinal Vermelho, formas de denunciar casos de violência.

A programação encerrará no dia 28 de abril, no plenário do Tribunal de Justiça, com palestra ministrada pela presidente da AMA/AP e assistente social especialista em autismo, Jani Capiberibe. O público alvo será servidores do TJAP. Na oportunidade, a equipe do Superfacil fará orientações para sobre o procedimento para retirada da carteira do autista, além de receber pedidos novos, via sistema.

– Macapá, 03 de abril de 2023 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
Youtube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *