Conselho Consultivo do Mosaico da Amazônia Oriental se reúne pela 1ª vez na Terra Indígena Wajãpi

O Conselho Consultivo do Mosaico da Amazônia Oriental, formado por agricultores familiares da Perimetral Norte, extrativistas, gestores das Unidades de Conservação, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e povos indígenas do Parque do Tumucumaque, Rio Paru D’Este, Wajãpi, realizarão nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a XII Reunião Ordinária do Conselho, que acontecerá pela primeira vez na Terra Indígena Wajãpi.

A pauta prevista durante a reunião inclui assuntos como o Programa de Monitoramento de Biodiversidade e o livro lançado no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação; apresentação do Projeto Ecoforte, por meio da Associação Bom Sucesso; levantamento junto aos participantes dos principais desafios vivenciados pelos moradores da região da Rodovia Perimetral Norte e do território Mosaico; solicitação da Organização Indígena da Juventude do Oiapoque – OIJO ao Mosaico, em acompanhar as atividades realizadas junto aos Jovens Protagonistas.

O Mosaico da Amazônia Oriental é o primeiro com inclusão formal de terras indígenas no Brasil. A reunião tem caráter informativo, consultivo e de diálogo. É o momento em que busca soluções para questões relacionadas às Áreas Protegidas que compõem o Mosaico em escala regional.

As Áreas Protegidas que compõe o Mosaico da Amazônia Oriental são: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Floresta Estadual do Amapá, Parque Natural Municipal do Cancão, Reserva Extrativista Beija-Flor Brilho de Fogo, Terra Indígena Wajãpi, Terra Indígena Parque do Tumucumaque e Terra Indígena Rio Paru D’Este

Criação – O Mosaico da Amazônia Oriental é um canal de informação e diálogo entre todos os que vivem dentro e no entorno das áreas protegidas e abrange parte do Planalto das Guianas, região reconhecida pela rica biodiversidade e diversidade sociocultural. Possui mais de 12,3 milhões de hectares e é formado por três Terras Indígenas (TI) e seis Unidades de Conservação (UC).

Serviço:

Data: 26, 27 e 28 de novembro
Local: Terra Indígena Wajãpi

Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação
(96) 981197655

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *