Conselho da Ueap homologa resultado da consulta para reitor

Por Cassio Albuquerque, do G1 Amapá

O Conselho Superior Universitário (Consu) da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) homologou na segunda-feira (12) o resultado da consulta prévia para reitor e vice-reitor da instituição. Com 57,4% dos votos, a chapa ‘Ueap Para Todas’, representada pelos professores Luciano Araújo Pereira e Daímio Chaves Brito foi a vencedora. O Consu é a entidade máxima da Ueap e legitimará o resultado da consulta antes de encaminhar ao governador do Amapá, Camilo Capiberibe, para que ele escolha o novo reitor.

O conselho é composto por 30 membros, sendo 17 docentes, um representante da comunidade acadêmica, um representante dos técnicos e membros de instituições das áreas de educação e ciência e tecnologia.

Na pauta da homologação, o conselho avaliou três recursos que foram interpostos no dia da consulta. Após o procedimento, a procuradoria jurídica da universidade dará o parecer no documento que será encaminhado ao governador.

Para o membro do movimento estudantil na Ueap Édpo Ferreira, o resultado da chapa “Ueap+: Universidade de Qualidade Para Comunidade”, que ficou em segundo lugar, não deveria ser encaminhado ao governador. “Queremos que seja cumprida a vontade dos acadêmicos, docentes e técnicos, pois sabemos que existe a possibilidade de o governo escolher a chapa perdedora”, atentou.

A estudante de filosofia Camila Lopes diz que é preciso dar legitimidade ao processo, pois todas as etapas do processo eleitoral foram cumpridas. “Nós estamos há mais de quatro anos esperando essa eleição e agora queremos que seja anunciado com a maior brevidade o nome da chapa vencedora”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *