Contação de história em livraria de Macapá vai resgatar cultura regional

ch1

Por Aline Paiva

O espetáculo ‘O Pretinho da Beira do Rio’, um resgate à cultura popular regional do Amapá, será apresentado em uma livraria de Macapá no dia 3 de outubro. O evento faz parte de um projeto de estímulo à leitura, que conta com a participação de artistas locais.

Segundo o contador Joca Monteiro, a história foi inspirada num morador antigo do município de Tartarugalzinho, distante 230 quilômetros de Macapá.

“Vamos ao município, procuramos as pessoas mais velhas da localidade e batemos um papo, pedimos para eles narrarem as histórias e registramos tudo isso”, falou Joca.

O enredo conta a história de um morador que foi assombrado por uma figura mitológica do município. O “pretinho” é o guardião de todo o tesouro escondido às margens do rio Tartarugalzinho, e mora nas águas profundas, podendo castigar os gananciosos e premiar os bem feitores, diz o conto.

“O morador antigo da localidade disse que quando tinha 12 anos ficava muito na beira do rio, pois era rebelde. Até que um dia a mãe dele falou para tomar cuidado com o ‘Pretinho’. Ele não acreditou. Foi quando ouviu um vento que soprou no pé do ouvido e se arrepiou dos pés à cabeça. Aconteceu que ele ficou encantado por 30 dias, sem se mover”, resumiu Joca sobre a história.

A atividade faz parte do projeto de estímulo à leitura, que conta com a participação de diversos contadores de histórias do Amapá. O evento acontece sempre aos sábados em uma livraria de Macapá.

Serviço

Espetáculo ‘O Pretinho da Beira do Rio’
Dia: 3 de outubro
Hora: 10h
Ingressos: R$ 5 (na Livraria Didática)
Local: Livraria Didática, na Zona Central de Macapá
Classificação: livre

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *